segunda-feira, 24 de novembro de 2008

A TURMA

COMECEI HOJE O MEU CURSO DO 12º ANO.
A minha turma, assim como eu, é composto de pessoas desempregadas e que tiveram também a sorte de terem sido convocadas para fazerem um curso profissional e saírem dali com o 12º ano completo.
O que há em comum entre nós é que todos temos o 9º ano completo, e que todos estamos desempregados.
Somos 16 alunos, onde o mais novo têm 24 anos e o mais velho 45, as funções exercidas pelo grupo vai de: Mulher da limpeza,artista plástico,barmam,modista,músico,DJ,fotógrafo,artesão,segurança,vendedores,publicitário,auxiliar de armazém e etc... Como podem ver, o grupo é rico e diversificado.
Mas um dos primeiros temas a ser desenvolvido, foi falar de animação na terra.
Bares e discotecas, as pessoas da cidade falam mal quando há, e quando não há, queixam-se. Típico dos escalabitanos, e vão gastar o seu dinheiro no Bairro Alto em Lisboa, quando podia gastar aqui na terra e desenvolver Santarém.
Mais uma máxima, santo de casa não faz milagre.

sábado, 22 de novembro de 2008

AQUI HÁ GATO

Graças a Deus que existem pessoas lutadoras, pessoas como a Sofia e a sua equipe.
Sofia é uma professora de arte dramática que construiu e luta por desenvolver o seu espaço.
Pessoas como ela é que fazem algo por esta terra; porque se ela desse ouvidos aos da terra, já teria sido derrotada antes mesmo de começar.
Parabéns Sofia.

NOITE DAS BRUXAS NO AQUI HÁ GATO.



AQUI HÁ GATO, É UM ESPAÇO FANTÁSTICO EM SANTARÉM.
Este espaço ajuda a desenvolver toda a criatividade e coordenação motora da criança.
Existe neste espaço, toda uma série de trabalhos manuais diversificados, que ajudam a puxar pela criatividade da criança; e também as histórias fantásticas contadas pela Sofia.
Por lá passam actores, animadores, palhaços, fantoches, teatro e muito mais.



quinta-feira, 13 de novembro de 2008

FALAR MAL

É impressionante como as pessoas gostam de falar mal.
Falam mal do vizinho, da cidade, do governo, do presidente de câmara e de todos aqueles que caem em suas bocas.
Vão falar mal dos outros na p. que os p...(desculpem excedi-me)
Infelizmente estas tão ocupadas e sacrificadas pessoas, só não falam mal delas próprias.
No outro dia ouvi um velhote a falar que desde que entrou este presidente as ruas se encontram em mau estado. Eu sempre vi as ruas em mau estado, que é fruto das empresas empreiteiras que fazem as obras das grandes empresas deste país e são incapazes de consertar aquilo que estragaram.
Na minha opinião, a câmara devia fazer as obras e rectificar o mau trabalho e apresentar a esses senhores que são os grandes empresários do nosso Portugal, uma factura choruda na mesma proporção que eles cobram ao Estado o dinheiro do contribuinte.

A uns meses atrás, ouvi outra senhora comentar sobre o mau serviço de limpeza no centro histórico, e que a culpa era do presidente, curiosamente a mesma pessoa anos atrás fez a mesma crítica sem mencionar que o presidente era o culpado.
Para essas questões existem os fiscais, eles é que são os responsáveis, pelo mau serviço feito por um mau profissional.

Quando este presidente ganhou, antes dele assumir o cargo, já falavam mal dele.
Resumindo e concluindo, há pessoas que só sabem falar mal; se depender delas, o Cristo é crucificado novamente sem direito a julgamento e por pessoas que batem no peito com as mãos e se dizem cristãs.

terça-feira, 11 de novembro de 2008

VIVO EM SANTARÉM

É IMPRESSIONANTE COMO AS PESSOAS CONTINUAM PARADAS NO TEMPO.
DESDE QUE RESOLVI FAZER VIDA EM SANTARÉM,ISSO JÁ LÁ VÃO QUASE 17 ANOS, SEMPRE ME IMPRESSIONOU A FORMA COMO AS PESSOAS DA CIDADE VIVIAM E VIVEM.

Tenho certeza que as outras cidades não são muito diferentes desta.

Uma das coisas mais aflitivas é a disponibilidade dos mais velhos, na sua maioria aposentados. Essas pessoas estão vivas e sóbrias, mas não aproveitam o seu tempo útil, são incapazes de lerem um livro ou mesmo um jornal.

A nossa cidade de Santarém têm 2 salas de leituras e acesso gratuito a Internet, mas pode-se contar pelos dedos o nº de idosos que passam por lá.

Estes idosos, antes preferem perseguir filhos e netos e outros familiares, difamar e caluniar, e apontar defeitos ao próximo.

Infelizmente essas pessoas trabalharam muito, na sua maioria pouparam muito e passaram privações e já não conhecem outras formas de serem felizes, durante a trajectória das suas vidas, trabalharam para o dinheiro e não fizeram o dinheiro trabalhar para eles.

Estas pessoas, não melhoraram culturalmente, e nem investiram em qualquer meio cultural.
Estas pessoas, não criaram amizades e na sua maioria também não foram solidárias com nada, acumularam bens como: Dinheiros, casas e monos que se estão a estragar, trancados em salas e armários bolorentos que há anos não vêem a luz do sol.