Imagem de: anajesusribeiro
Notícia de: jornaldamealhada
Câmara candidatou o Pão e o Leitão da Mealhada às 7 Maravilhas Gastronómicas
A Câmara Municipal da Mealhada candidatou o Pão e o Leitão da Mealhada às “7 Maravilhas da Gastronomia Nacional” – uma iniciativa promovida pela marca “7 Maravilhas”, que vai divulgar e promover o património gastronómico nacional, reconhecido e apreciado em todo o mundo pela sua diversidade. “A Mealhada é um destino gastronómico de excelência. Era impensável não candidatarmos o nosso pão e o nosso leitão às Maravilhas Gastronómicas”, afirma a vice-presidente da autarquia, Filomena Pinheiro.
“Da mesma forma que não hesitámos em candidatar a Mata Nacional do Bussaco às "7 Maravilhas Naturais de Portugal" (e note-se que a Mata foi uma das 21 finalistas, conseguindo uma excelente votação), também não tivemos dúvidas sobre esta candidatura. A Mealhada é um destino gastronómico de excelência e o nosso leitão é conhecido além-fronteiras. Obviamente que tinha que ser candidato às Maravilhas da Gastronomia”, argumenta Filomena Pinheiro, considerando o Leitão da Mealhada como “um dos pratos de referência da mesa portuguesa”. “Afinal, quem não conhece o nosso leitão?”, interroga a autarca.
O leitão será candidato na categoria carnes, enquanto o pão será candidato na categoria entradas. “O pão da Mealhada é único. Nós sabemos que ele é vendido e conhecido em todo o país, apesar de considerarmos que não é o original. O original, cozido em forno de lenha, é feito cá, no nosso concelho. Ainda assim, é um produto distinto do nosso património gastronómico, uma das "nossas" quatro maravilhas gastronómicas, e um forte candidato à categoria entradas”, considera a vice-presidente da Câmara Municipal da Mealhada.
7 Maravilhas da Gastronomia serão divulgadas no mês de Setembro em Santarém.
A iniciativa "7 Maravilhas da Gastronomia Nacional" foi dada a conhecer pelo presidente das “7 Maravilhas”, Luís Segadães, no dia 7 de fevereiro, em Santarém – cidade que tem conquistado o título de capital da gastronomia, razão pela qual será o palco da revelação dos sete pratos mais votados pelos portugueses em Setembro próximo. “As artes culinárias constituem um património intangível, testemunho da nossa identidade cultural e são um factor decisivo na escolha de Portugal como destino turístico. Em 2011 damos a conhecer um Portugal mais rico, mais saboroso e sempre ao gosto de cada um”, afirmou Luís Segadães.
O processo de eleição das “7 Maravilhas da Gastronomia” começou no dia 7 de fevereiro, com a abertura da fase de candidaturas no site oficial (www.7maravilhas.pt), e termina a 27 de março. As candidaturas serão organizadas pelas 10 regiões do país e em sete categorias: entradas, sopas, carnes, caça, peixe, marisco e doces. Após um processo de selecção por parte de 70 especialistas, para chegar a uma lista de 70 pré-finalistas, e posteriormente por um painel de 21 personalidades notáveis, a lista das 21 “maravilhas” finalistas será apresentada no dia 7 de maio de 2011.
A votação pública por SMS, chamada telefónica, internet e facebook decorre de 7 de maio a 7 de setembro de 2011, e as “7 Maravilhas da Gastronomia” serão reveladas ainda no mês de Setembro, na cidade de Santarém. A representatividade geográfica do país é assegurada através da presença no mínimo de um finalista de cada uma das dez regiões do país. Os sete vencedores serão revelados numa cerimónia única, a transmitir em directo a partir de Santarém pela RTP, televisão oficial das “7 Maravilhas da Gastronomia”. A declaração oficial será mais uma vez apresentada por Catarina Furtado e José Carlos Malato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário