sexta-feira, 18 de junho de 2010

José Saramago, morreu aos 87 anos

Imagem original: pimentacomlimao
crítica na aldeia

José de Sousa Saramago (Azinhaga, Golegã, 16 de Novembro de 1922 - Lanzarote, 18 de Junho de 2010 foi um escritor, argumentista, jornalista, dramaturgo, contista, romancista e poeta português.Foi galardoado com o Nobel de Literatura de 1998. Também ganhou o Prémio Camões, o mais importante prémio literário da língua portuguesa. Saramago é considerado o responsável pelo efectivo reconhecimento internacional da prosa em língua portuguesa. Ver mais em: WIKIPÉDIA


Saramago foi o primeiro autor português a receber o Prémio Nobel de Literatura, em 1998.


O escritor português e Prémio Nobel da Literatura em 1998 José Saramago, morreu hoje aos 87 anos em Lanzarote.
Saramago, encontrava-se doente mas em estado «estacionário», mas parece que a situação agravou-se, explicou o seu editor, Zeferino Coelho.
José Saramago nasceu na aldeia ribatejana de Azinhaga, concelho de Golegã, no dia 16 de Novembro de 1922, embora o registo oficial mencione o dia 18.

Em 1980, ganhou notoriedade com o livro «Levantado do Chão», visto hoje como o seu primeiro grande romance. «Memorial do Convento» confirmaria esse sucesso dois anos depois.Em 1991, «O Evangelho Segundo Jesus Cristo», livro censurado pelo Governo - o que levou Saramago a exilar-se em Lanzarote, nas Ilhas Canárias (Espanha), onde viveu até hoje.Saramago foi o primeiro autor português a receber o Prémio Nobel de Literatura, em 1998.

Nenhum comentário: