Festival do Caracol Saloio com milhares de visitantes
A 11.ª edição do Festival do Caracol Saloio, em Loures, que decorreu de 16 a 26 de Julho, contou com a presença de milhares de visitantes e apreciadores do famoso gastrópode. O evento contou com a participação de 11 restaurantes que disponibilizaram diversas ementas confeccionadas à base de caracóis e caracoletas.
Reconhecido como um grande evento gastronómico a nível nacional do popular gastrópode, o Festival do Caracol Saloio contou com a participação de 11 tasquinhas, que serviram a já habitual variedade de pratos cozinhados exclusivamente com caracóis e caracoletas: Apolo 78, Atelier de Cozinha Michel, Briónia, Café Primavera, O Grelhador, Ímpar, Lebre, Limiano, Ludecénio, Salero e Xurrasku’s.
Durante os onze dias do certame, e para além dos tradicionais caracóis cozidos e caracoletas assadas, os visitantes puderam deliciar-se com pratos como o Rancho de Caracoleta, Creme Aveludado de Caracóis com Gengibre, Caracoleta à Lagareiro, Pataniscas de Caracol, Farinheira com Ovos e Caracóis, Espetadas de Caracoleta com Enchidos, Massinha de Caracol e Chili de Caracoleta, entre outras.
Uma novidade na concepção dos pratos foi a substituição do gás por placas de indução em todos os restaurantes participantes, alteração executada pela empresa Appliance ARTS, um dos patrocinadores do evento. Esta alteração permitiu reduzir o gasto de energia entre 35 a 40%, além de ser um método mais seguro.
No último dia do Festival do Caracol Saloio foram entregues os certificados de participação a todos os restaurantes e patrocinadores do certame, um evento que contou com a presença da Vereadora do Gabinete de Turismo da Câmara Municipal de Loures, Emília de Figueiredo.
Notícia original: Jornal de Camarate
Nenhum comentário:
Postar um comentário