Revendo a Cidadania e Civismo.
O termo cidadania, de origem latina (status civitatis), define desde finais do século XVIII o vínculo que liga os indivíduos a um Estado, e se corporiza num dado estatuto jurídico-político, que lhes confere um conjunto de direitos e deveres.
Entre os deveres de qualquer cidadão, aquele que possui uma dada cidadania, está o dever de participar na vida da sua comunidade contribuindo por todas as formas ao seu alcance para a manter e melhorar. Este dever é simultaneamente um direito, o do participar nas tomada das decisões que afectem a comunidade no seu conjunto.
O termo civismo, refere-se mais especificamente às atitudes e comportamentos que no dia-a-dia manifestam os diferentes cidadãos na defesa de certos valores e práticas assumidas como fundamentais para uma vida colectiva de modo a preservar a sua harmonia e melhorar o bem estar de todos o seus membros.
Cidadania e civismo fazem assim parte de um mesmo mesmos processo, inerente à vida em sociedade, ambos os conceitos são verdadeiros suportes da vida social. Uma sociedade onde cujos seus membros sejam indiferentes às questões da vida em comum não existe como tal.
Entre muitos abusos, podemos observar como exemplo o Jumbo de Santarém, por cada bloco de lugares em frente as lojas do Retail Park existe um lugar devidamente assinalado com um símbolo dedicado aos deficientes motores. Esses lugares infelizmente se encontram ocupados por pessoas preguiçosas e sem civismo, pessoas estas que só não levam os seus carros para dentro das lojas porquê não cabem nas entradas.
A rua dos correios, (Ernesto Dr. Teixeira Guedes) é um outro mau exemplo da falta de civismo em Santarém. As pessoas aqui abusam da falta de civismo, além de desrespeitar o transeunte, desrespeitam as autoridades e a sinalética.
Nenhum comentário:
Postar um comentário