Os supermercados deveriam ser ambientes limpos. Porém, isso nem sempre é o que acontece.
Os supermercados armazenam e vendem alimentos ao público em geral.
Todos nós já presenciamos falta de higiene em mercados e algumas delas bem graves.
Antigamente eram mais comuns à sujeira e a presença de insectos nesses locais, hoje aqui em Portugal, o mais notório é a falta de higiene devido à má formação dos empregados.
Muitos dos nossos conhecidos supermercados que fazem anúncios publicitários alusivos à qualidade e a segurança de seus produtos alimentares, são os estabelecimentos mais precários e atentam contra a saúde do consumidor.
Aqui em Santarém, frequento alguns desses famosos Supermercados e observo os empregados.
Tenho constatado, que muitos dos empregados com melhor formação, são de pouca durabilidade naqueles espaços, pois não há um esforço por parte dessas grandes empresas de segurarem um bom funcionário. Infelizmente ser efectivo é cada vez mais uma utopia na vida de um trabalhador.
Além da falta de funcionários, já não digo os mais bem formados, mas em geral, nota-se claramente que as pessoas que estão à frente de um determinado sector não têm formação para exercer aquela função que lhe foi destinada.
À zona mais precária é sem dúvida a dos frescos. Muitas das vezes, para atenderem rapidamente dos clientes, à funcionária não põe as luvas e antes estavam segurando facas, utensílios metálicos e muitas das vezes à fazerem limpezas com produtos químicos e panos sujos.
Quando falta menos de uma hora para saírem, evitam atenderem os clientes. Esses funcionários tentam empurrar frescos já cortados, muitos dos quais não é o que o cliente pediu. O frango também é um exemplo. Assam aquela quantidade e mesmo que haja muita procura, dizem que já não há.
Muitas das vezes podemos observar que à partir das 20:45, já começa a ser difícil de encontrar um funcionário que nos atenda: Muitos deles encontram-se nas reposições de mercadorias e nas limpezas.
Sectores como o talho, peixaria e padaria encontram-se abandonados, levando na maioria das vezes o cliente a desistência por falta de atendimento. Ainda é mais vergonhoso quando “o Supermercado” se encontra num shopping, pois o horário de trabalho do edifício em si é até as 23:00 horas.
Este é o preço que se paga por serviços sem qualidade e por empregarem pessoas sem formação. Pois, qualidade paga-se.
Nenhum comentário:
Postar um comentário