quarta-feira, 20 de abril de 2011

O que é TROIKA?

Imagem de: linhaderumo

O que é “Troika”?

Troika é uma palavra de origem russa que designa um comitê de três membros, neste caso, em Portugal são os representantes do FMI (Fundo Monetário Internacional) e do BCE (Banco Central Europeu).

Neste momento na vida dos portugueses somos martelados constantemente com esta forte palavra de origem estrangeira, mas de respeito e significado forte.

O verdadeiro significado de "troika" que em russo quer dizer um carro conduzido por três cavalos alinhados lado a lado, ou um trenó puxado por três cavalos, lembrem se do filme “BEM-HUR”, naquele caso a “BIGA” era puxada por quatro cavalos, mas troika quer dizer três.

Na política, a palavra troika designa uma aliança de três personagens do mesmo nível e poder que se reúnem em um esforço único para a gestão de uma entidade ou para completar uma missão, como o triunvirato histórico de Roma. Pode-se ler na WIKIPÉDIA esta versão.

Os homens do FMI e do BCE que vieram ajudar as finanças do país são:

Poul Thomsen, (dinamarquês) trabalha a cerca de 20 anos no FMI. Este Senhor, vai ser o responsável da instituição na negociação do pacote de austeridade que Portugal terá de implementar em troca da ajuda externa.

Juergen Kroeger, (alemão) da Comissão Europeia.

Rasmus Rueffer, (alemão) do BCE.

A missão desses senhores é de reequilibrar as contas públicas portuguesas e de restabelecer a confiança dos mercados em Portugal, ou seja: Tornar a economia portuguesa competitiva Jürgen Kröger, Rasmus Rüffer, Poul Thomsen e Massimo Suardi estão em Lisboa com a promessa de cortes na despesa pública, aumentos de impostos e baixa de salários. Esta é pelo menos a receita FMI, já aplicada na Grécia e na Irlanda, em nome da austeridade.

Estes homens vêm fazer o que mais de 200 representantes de Portugal não foram capazes, mas o preço é alto para os portugueses.

Podemos contar de futuro com vários sectores afectados pela política de austeridade imposta pela TROIKA.

Entre os cortes, primeiro será tudo e todos que estão ligados directamente ao estado. Ex.: Salários, reformas, impostos sobre o 13º e 14º (subsídios de férias e Natal) e também afectará o sector privado, não se sabe ainda de que forma.

No mercado de trabalho, haverá maior mobilidade laboral e flexibilidade salarial. Ou seja, desloca-se para mais longe por menor salário. É uma óptima maneira de se desligar um funcionário antigo de uma empresa, sobretudo se ele for do Estado. Aqui podemos contar com indemnizações reduzidas nos despedimentos.

No mercado habitacional, prolifera o arrendamento, devido a maior mobilidade na área laboral e dos valores de compra de casa serem excessivamente altos e não compensar, já que o futuro prevê maior mobilidade por parte dos trabalhadores.

Nós portugueses somos responsáveis por mais uma vinda da: (União Europeia, BCE, FMI), uma bela “TROIKA”.

Saúde é o que precisamos, afinal já é a 3ª vez que estes amigos (FMI) nos visitam. Já são da casa.

Nenhum comentário: