terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Quer perder um amigo? Então empresta-lhe dinheiro.

Quer perder uma migo? Então empresta-lhe dinheiro.

Este é um ditado muito antigo, mas com fundamento. Infelizmente, a verdade é que traduz-se numa grande verdade. Muitas amizades têm tido finais amargos e conflituosos, por causa de empréstimo e muitos casos acabam com acções de vingança e morte.

Quando emprestamos o dinheiro a um desconhecido ou uma pessoa não muito chegada e esta não nos paga, ficamos aborrecidos e chateados com a situação. Este tipo de situação dá-nos volta ao miolo e nos consome a sanidade, principalmente quando pedimos o dinheiro de volta e este não nos paga. Geralmente quando pedimos o dinheiro de volta é quando já não temos dinheiro para o nosso dia-a-dia e a resposta é quase sempre a mesma. “NÃO TENHO”!!!

Quando emprestamos a um amigo ou familiar, nos sentimos duplamente traído, principalmente quando “este” nos diz que paga no fim-de-semana ou no fim do mês e este fim do mês nunca mais chega.

Devemos ser compreensíveis com a situação e até tentar amenizar a onda negativa que se gera no nosso íntimo. Devemos ter a coragem de ter uma conversa séria com esse amigo e arranjar forma de dar mais tempo ou estipular um valor mínimo a pagar, de maneira que possamos receber o empréstimo e o nosso amigo possa pagar sem grandes sacrifícios.

Temos que concordar, que no fundo é uma falta de sensibilidade e uma falta de lealdade para com o amigo que faz o empréstimo e não é de admirar-se que tantas amizades de anos, terminem e se transformem em ódio.

Eu, pessoalmente, já me senti traído muitas vezes e já perdi algumas amizades por ter ajudado pessoas e amigos com empréstimos. Hoje a maioria não me fala, fogem de mim, e fazem-se de desapercebidos. O pior é que eu não ando atrás deles a cobrar e nem falo no assunto. Eles próprios, têm a consciência pesada e sabem que estão errados, mas não justificam as suas atitudes e nem tentam reparar o mal. Acho que deve ser má formação.

Já perdi, prefiro chamar de conhecidos, pois acho que se fossem verdadeiros amigos não agiam dessa forma, “conhecidos” amizades por valores de 2,50 euros, 20,00 euros e muito mais valores nos quais nem sempre monetários.

Depois de sofrer bastante com esta história de emprestar dinheiro, aprendi o seguinte: Se tens um amigo que não queres perder e tens dinheiro pra emprestar, empreste somente se este dinheiro não for te fazer falta e caso não seja devolvido, tente confronta-lo e saber das suas dificuldades e proponha um prazo mais longo, esqueça o dinheiro e fique com o amigo.
Imagem original: portalmie

Nenhum comentário: