segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Santarém contra pena de Morte.

Portugal foi um dos primeiros países a abolir a pena de morte no mundo.

A estátua do Marquês Sá da Bandeira, no Largo do Seminário em Santarém foi iluminada na segunda-feira, dia 30, às 11 horas, na data em que é assinalada a abolição da pena de morte. Para além da iluminação, foi também colocada junto ao Marquês Sá da Bandeira, que esteve ligado à abolição da pena de morte, uma coroa de flores, pelo vereador da Cultura, Victor Gaspar.

A iniciativa “Cidades para a Vida – Cidades contra a Pena de Morte” que teve início em 2002 é organizada à escala mundial pela Amnistia Internacional Portugal. Até à data, 998 cidades de 77 países, entre os quais Portugal, participam nesta manifestação simbólica contra a pena de morte. Portugal foi dos primeiros países a abolir a pena de morte no mundo.

O Marquês Sá da Bandeira destacou-se pela verticalidade de carácter e coragem, na luta por grandes ideais. Sá da Bandeira foi uma figura marcante do Liberalismo e da política oitocentista. Espírito humanista e generoso, e projecção universalista, considerava a escravatura uma nódoa indelével nas civilizações; causa pela qual lutou durante 40 anos. Conseguiu a sua abolição em 1869.

Faleceu em Santarém a 6 de Janeiro de 1876 e aqui foi sepultado, a seu pedido. Por toda a cidade há marcas que mantêm vivo o seu nome.

Ver links. TV.4
O Ribatejo

Nenhum comentário: