segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Cheque dentista uma decepção para muitos e solução para outros.


O Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral (PNPSO), incluído no Plano Nacional de Saúde, tem como principais objectivos a promoção da saúde, a prevenção e o tratamento das doenças orais.
Para quem pensa que o cheque-dentista entregue às crianças não têm validade o melhor é estar atento, porque o prazo termina a 01 de Setembro deste ano de 2010.
Se os cheques não forem utilizados até essa data ficam anulados automaticamente. Mesmo que as crianças não tenham problemas nos dentes, o cheque-dentista permite fazer a limpeza e tratamentos para protecção. Em 2009 ficaram por utilizar cerca de metade dos cheques-dentista, o que corresponde a muitos milhares de tratamentos não realizados, que seriam totalmente gratuitos para o utente.
Este ano de 2010, os dentistas demonstram seu descontentamento. Existe muita má publicidade sobre o cheque dentista.
As notícias que mencionam o governo como mal pagador, assustaram os demais dentistas e estes adiam o atendimento para que vença a validade do cheque.
Também é bom informar, que numa conversa a parte com um dentista, este disse: Uma vez que o governo não é bom pagador e que alguns materiais usados nos tratamentos são alterados a fim de economizar nos custos.
Eu recebi um cheque dentista para tratar da saúde oral do meu filho. Primeiro me dirigi ao centro de saúde local, depois de entregar a carta, foi marcado um dia com muita antecedência (cerca de um mês) precisamente no dia 05 de Agosto de 2010, ao comparecer no Centro de saúde, fui informado que as máquinas estavam avariadas e por isso não poderia ser feito ali.
A resposta veio rápido. No dia 06 de Agosto recebo uma carta com o mapa dos dentistas aderentes e com a informação que diz o seguinte: Validade até dia 01 de Setembro.
Os dias 07 e 08, foram Sábado e Domingo e o dia 09 uma segunda-feira, ou seja hoje.
Dirigi-me à primeira Clínica dentária e a reacção foi a seguinte: A Sr.ª que me atendeu, assim que viu o cheque dentista, disse-me logo que a agenda estava cheia e só para Novembro é que o Sr. Dr. Podia me atender.
As restantes clínicas encontram-se de férias ou com as agendas cheias.
Vejamos: Tenho um cheque que ninguém o quer. Segundo uma informação que li no jornal escrito, este cheque é classificado como careca.
Resumindo:
O programa da saúde oral é bom, mas muitas crianças terão e tiveram dificuldades em serem atendidos.
Infelizmente esta é uma medida que prejudica gravemente a credibilidade do governo e a credibilidade do profissional dentista.
Por um lado, os materiais de tratamento são alterados para que o prejuízo de quem sede o serviço seja minimizado, por outro, a publicidade positiva do cheque dentista pode ser posta em causa.

Nenhum comentário: