terça-feira, 3 de agosto de 2010

Fui enganado no Supermercado

As pessoas pensam que sabem fazer compras, mas é um engano, elas são enganadas muitas vezes sem se aperceberem.
Poucos de nós sabemos realmente fazer compras sem ser enganado, é um verdadeiro feito comprar sem ser lesado.

Todos os dias faço compras aqui nos Supermercados de Santarém e reparo como se processam diversos métodos lesivos.

Muitas das vezes compro um frango assado, para ganhar tempo e poder fazer outras coisas, ou então porquê estou atrasado e não tenho tempo de por comida na mesa à horas.
Depois de enfrentar uma fila no supermercado, reparo que a simpática funcionária do atendimento me dá um sorriso e tapa com o corpo o respectivo frango. já tenho reparado que muitas das vezes até deixam cair pedaços de frango no chão e usam o corpo para tapar o acontecido, enquanto apanham o bocado e em seguida e juntam novamente à encomenda do cliente.

Quando chego a casa e abro o respectivo saco, descubro que fui enganado e que metade do frango se encontra queimado, ou seja: Metade do meu investimento vai para o lixo.
crítica na aldeia
Imagem original: .dinizk9

Muitas das vezes, reparo também que no final do dia (duas horas antes do fecho), a empregada está fazendo as limpezas das máquinas e atendem os clientes dos frios e do frango com as mesmas luvas sujas de detergentes, agarrando assim os frios e os demais produtos. Aqui além de pagarmos por um produto contaminado, ficamos sem o dinheiro e com possibilidade de arranjarmos uma doença.
Outra situação interessante são os ovos. Encontramos muitas das vezes os ovos mais baratos nos lugares dos mais caros e vice-versa. Os menos atentos levam os ovos que estão por baixo do preço, mas na realidade pagam pelos ovos mais caros e com menos saída.

Sou daqueles que conferem sempre o talão.
Muitas das vezes as promoções não correspondem ao preço marcado na caixa, mas as pessoas não conferem o talão.

Cheguei a detectar produtos fora da validade e produtos que passaram na caixa com mais de 200% do seu valor.

Uma vez li que num conhecido supermercado da capital, tinha no ticket das compras de um cliente mais de 400.00 Euros, sobre os valores marcados nos produtos expostos. O respectivo cliente fazia as suas compras mensais e gastava mensalmente cerca de 1100.00 Euros. Uma vez que as suas compras eram quase sempre iguais ao mês anterior, foi fácil detectar o erro. A quantia que foi cobrada à mais estava dividida por diversos produtos.

Para que possamos melhorar o sistema é necessário o livro de reclamações, mas são poucos os que pedem.
Uma boa parte dos funcionários não têm higiene, outros são mau formados e outros recebem ordem da chefia para passarem as mercadorias deterioradas.

Tenho alguns amigos que trabalham dentro dessas grandes superfícies e outros amigos que conhecem por dentro o sistema.

Por exemplo, à carne.
A carne muitas das vezes não se encontra em condições, por isso os nossos amigos não nos servem as carnes expostas na montra.
O frango barato que se encontra preparado para fricassé, é outra artimanha para despachar a carne fora de prazo assim como as respectivas carnes já panadas entre outras.
Muita das comidas já prontas, são uma resposta rápida para a transformação e o aproveitamento das carnes.

Existem outros métodos como as substituições das etiquetas de prazo e assim por diante.
O peixe congelado é outra das situações. muitas das vezes os empregados enquanto limpam os expositores, deixam os peixes expostos as altas temperaturas e voltam a congelá-los, aí vem o cliente que o descongela e descobre um peixe moído com sabor desagradável.

Existem muitas coisas que vale à pena comprar no comércio tradicional, acabam por ser mais fácil de detectar qualquer problema e em geral é melhor confeccionado.

Isto é só um pequeno achego.
Eu pergunto? Vocês sabem fazer compras sem serem enganados?

Nenhum comentário: