domingo, 3 de outubro de 2010

CAFÉ ???

Imagem original: .receitamaneira
crítica na aldeia

Curiosidades sobre o café.
Os estudos que associam cafeína e saúde cardiovascular apontam que o consumo moderado - equivalente a 400-500 mg/dia ou 4 xícaras de café - não é prejudicial à saúde humana. No entanto, já se sabe que o risco de hipertensão é menor entre os que se abstém do consumo de café e que a ingestão superior a 5 copos por dia eleva em 2 mmHg a pressão sistólica e em 1 mmHg a pressão diastólica.
A ingestão de café está associada a sintomas gastrointestinais, como dispesia e refluxo. Isto porque aumenta a secreção ácida no estômago e sensibiliza a mucosa. Além disso, o café tem acção inibitória sobre a absorção de ferro.
A ingestão simultânea ou posterior à refeição reduz em 40% a absorção do nutriente.
A palavra "café" vem do árabe Kahoua ou Qahwa (o excitante) e designa: o fruto do cafeeiro; bebida preparada por infusão de água quente com café torrado e moído; lugar público onde se tome café ou outras bebidas; cor café, um castanho escuro que lembra o grão de café torrado.

Uma bebida saboreada há cerca de mil anos, o café
DE ONDE VEM O CAFÉ?
Segundo diz uma lenda, um jovem pastor chamado Kaldi, da Etiópia, tomava conta do seu rebanho. À noite Kaldi, observou que alguns de seus animais afastaram-se do resto do grupo e foram para trás da montanha, regressando a seguir com um comportamento cheio de energia, saltitantes e mais felizes.
Deduziu Kaldi, que aquilo seria obra do Diabo, e na noite a seguir, resolveu seguir as suas cabras e reparou que velas pastavam felizes depois de comerem alguns grãos vermelhos de um arbusto que ele nunca tinha visto.
Após alguns minutos desta refeição imprevista, as cabras e o "velho bode" começaram a dançar à luz da lua.
O Pastor Kaldi e Kaldi recolheu alguns grãos e os comeu com tanto prazer que ficou na sua boca uma agradável sensação de frescor. O resultado foi inesperado: assim como os carneiros, Kaldi começou a dançar. Aqui se descobriu um poderoso excitante.
Texto alterado e resumido. O original pertence a: Fonte: Coffee Break

Nenhum comentário: