quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Deixem cair


Numa altura em que se mostra tantas preocupações com o património, com a UNESCO, com o património Mundial, com os Centros-Históricos, com a desertificação e etc... O governo prega mais uma partida aos senhorios, condenando os mesmos a pobreza e a perda de um envestimento feito pelos seus antepassados.

O património português vai continuar a cair de forma acelerada. Para alguns senhorios seria a sorte grande de ver o seu edificio no chão, pelo menos poderiam vender o terreno.

O património deixa de ter valor para quem viveu uma vida na esperança de um dia recuperar a posse do mesmo, esperança esta de um dia tirar dali algum rendimento que dê algum conforto e que finalmente se possa dizer: " Valeu apena tanto sacrificio! "

Quantos incêndios não terão ocorridos pela mão de um senhorio desesperado, quantas vidas não terão sido postos em causa por causa de actitudes impensadas de quem é rico em bens e vive como pobres:

Até agora os muitos dos senhorios das rendas antigas, veem os seus inquilinos enriquecerem com os seus bens. E o proprietário ficando apenas com os encargos e as ameaças de quem tem que proteger o património, sobre pena de lhe ser tirado o mesmo.

Por este país existe muita injustiça: Há proprietários que o que ganham é inferior ao valor das contribuições prediais, mas a agravante do IVA, mas o seguro (aqueles que pagam) e os custos da degradação do imóvel.

Isso faz com que aja muita revolta e os senhorios das rendas condicionadas deste país digam:

Merda para o património!!! Que se lixe o património!!!, que caia o património!!! e etc...

Políticas como esta do aumento para 2010 só prejudica o país e condena Portugal a uma cidade sem interesse, fazendo assim com que o senhorio seja o principal criminoso na destruição do património.

Para muitas pessoas mais valem passarem uma máquina por cima das cidades históricas e criarem prédios com vidas e funcionais, do que terem casas desabitadas, desertificação, e os prédios ameaçarem a cair em cima dos transeuntes que passam.

Uma das coisas que mais chamam a atenção dos turistas em Santarém-histórica é o abandono da própria cidade, causando um certo medo de quem vem a cidade pela primeira vez.

A Fonte das Figueiras está num sítio hermo e cheio de seringas e limões pelo chão e no próprio monumento.

Nenhum comentário: