segunda-feira, 26 de abril de 2010

Crítica destrutiva

Existe 3 tipos de conversa que não devemos aprofundar muito, elas São:
Política, Futebol e religião.

Se a conversa não estiver agradando é melhor ficar calado e falar sobre estes tipos de assuntos com pessoas com outra receptividade.


Imagem de Lifecooler
Santarém

O actual presidente da Câmara de Santarém, não desperta muitos bons sentimentos no partido que representa a oposição.

As pessoas mais antigas, estiveram sobre o regime do mesmo executivo durante 30 anos e durante estes anos não houve quem alterasse ou mexesse na estrutura da cidade.

Nos últimos anos do antigo executivo, surgiu a rua "O" e o shopping, mas em contra partida morreu algumas feiras, principalmente a feira paralela a gastronomia, no antigo pavilhão do artesanato que ficava no campo da feira. Com a demolição do antigo certame da feira, foi-se a baixo aquele lugar popular que era o ganha pão de muita gente e que trazia muitas novidades e diversão a Santarém.

A feira do Milagre e da Piedade são das feiras que morreram com o antigo executivo.

Durante anos a desertificação tomou conta da cidade, monumentos como as Portas do Sol, e alguns Jardins ficaram no abandono e mal frequentado, havendo ali prostituição e toxidependência, situação essa que afastaram muitos frequentadores desses espaços, por medo e por desconfiança.


Santarém precisava de um abanão e isso aconteceu através de um idependente que teve a coragem de mexer onde ninguém tinha mexido.

Muitas pessoas jovens têm a coragem de dizer graças a Deus que Santarém mudou, há mais animação e há mais pessoas vindas de diversas partes de Portugal, Santarém hoje têm mais pessoas no seu Centro Histórico, pelo menos durante o dia e parte da noite.

Os mais velhos criticam e falam mal de tudo, mas essas pessoas não aproveitavam estes espaços, que estavam sujos, mal-tratados, e degradados e pior: Sem uzo. Hoje as obras feitas por esse Sr., são funcionais e as pessoas e as crianças aderiram.
Se queremos Urbanismo, que seja funcional e que os cidadãos tirem proveito e usem o espaço envolvente. O espaço urbano têm que ter utilidade para as famílias e não a de um quadro que fica imóvel a esoera que alguém observe.

Hoje falam mal deste executivo que ganhou a maioria e que deixou a Câmara individada, mas a Câmara desde que eu a conheço sempre esteve endividada. É facil criticar mas ninguém no meu ver fez melhor. Nós os escalabitanos precisávamos de uma mudança, seja para bem ou para mal, mais assim congelados no tempo não podiámos ficar, já chega a ditadura que demorou muitos anos e contribuiu para que Portugal ficasse ultrapassado na evolução de materiais e mentalidades.

Espero que quando este Sr. sair e fechar as portas do Palácio atrás de si, apareça alguém a altura e com coragem de experimentar novas idéias construtivas no distrito, seja de que partido for, precisamos de alguém que empurre Santarém em direcção ao Futuro e não o congele no tempo.

Que assim seja!

Nenhum comentário: