sábado, 24 de abril de 2010

De novo "25 de Abril".

Imagem original de: Voz do Seven

O 25 de Abril é uma data importante que dignifica a iniciativa de alguns capitães de Abril, depois de um golpe falhado a 16 de Março de 1974, o MFA decidiu avançar.
O major Otelo Saraiva de Carvalho fez o plano militar e, na madrugada de 25 de Abril, a operação "Fim-regime" tomou conta dos pontos mais importantes da cidade de Lisboa, em especial do aeroporto, da rádio e da Tv.
As forças do MFA, lideradas pelo capitão Salgueiro Maia, cercaram e tomaram o quartel do Carmo, onde se refugiara Marcelo Caetano. Rapidamente, o golpe de estado militar foi bem recebido pela população portuguesa, que veio para as ruas sem medo.
Hoje em Santarém:
A estátua do capitão de Abril, Fernando Salgueiro Maia continua a ser ponto obrigatório de romagem em Santarém. No dia 25 de Abril, como vem acontecendo desde que a estátua foi inaugurada em 1999 pelo então Presidente da República Jorge Sampaio.
A efígie foi entretanto resgatada do estaleiro municipal, onde fora parar no mandato de Rui Barreiro na sequência das obras no Largo Cândido dos Reis, estando colocada desde 2006 no Jardim dos Cravos nascido da iniciativa do actual presidente da câmara Francisco Moita Flores.
Lembramos que este Jardim foi requalificado pelo actual presidente da CMS.
Só temos pena não haver mais homens com iniciativa e integridade, Salgueiro Maia foi um grande homem, homem este que não viveu á sombra do seu feito, ao contrário de muitos políticos que estão envolvidos em corrupções vergonhosas e ainda se vangloriam quando fazem algum bem.

Nenhum comentário: