domingo, 16 de maio de 2010

Ás 7 Maravilhas Naturais

                                                                               Imagem Original: tinta Fresca
Dez locais do distrito candidatos às 7 Maravilhas Naturais
(© Jornal O Templário, em 07-01-2010 19:02, por Jornal O Templário)
A nível nacional há 323 espaços candidatos a “7 Maravilhas Naturais de Portugal”
Foram divulgados hoje pela New 7 Wonders Portugal os 323 locais candidatos a “7 Maravilhas Naturais de Portugal”, bem como a parceria institucional com o Ministério do Ambiente, Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, Liga para a Protecção do Ambiente, Quercus, GEOTA e National Geographic Portugal.
Do distrito de Santarém fazem parte da lista inicial 10 espaços: Reserva Natural do Paúl do Boquilobo (Golegã/Torres Novas), Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros e Olhos d'Água do Alviela - Conjunto Flúvio - Cársico da Ribeira dos Amiais (Alcanena), Vale do Cabril - Lapa (Sardoal), Gruta do Algar do Pena (Santarém), Reserva Natural do Estuário do Tejo e Reserva Integral de Pancas (Benavente), Montado de Sobro, Atude da Agolada, Atude do Monte da Barca (Coruche).
Ainda perto da nossa região candidata-se a Serra da Melriça - Centro Geodésico de Portugal em Vila de Rei.
A próxima fase do projecto consiste na criação de um painel de 77 especialistas, representantes das várias áreas científicas e com representatividade geográfica nacional, para chegar a uma short list de 77 locais naturais pré-finalistas. Posteriormente um painel de 21 personalidades notáveis do nosso país irá escolher as 21 Maravilhas finalistas, as quais serão apresentadas para votação pública a 7 de Março de 2010.
Nesta lista de 21 Maravilhas finalistas terá que estar presente, no mínimo, um finalista de cada uma das sete regiões do país: Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve, Açores e Madeira. Desta forma, a New 7 Wonders Portugal assegura a representatividade geográfica do país.
A votação termina a 7 de Setembro de 2010 e as “7 Maravilhas Naturais de Portugal” serão conhecidas no mesmo mês.

Nenhum comentário: