quinta-feira, 6 de maio de 2010

Património em risco

Imagem original: Correio do Ribatejo, 05 Março 2010 10:32

Este ano o tempo foi ruim para o património português, infelizmente caíram muitas casas e algumas delas com interesse histórico.

As casas situadas nas barreiras como as da rua de Santa Margarida em Santarém foram vítimas de deslizamentos de terras e muitas constituem um perigo para aqueles que lá vivem.

A C.M.Santarém, pede agora para que os restantes moradores para saírem de suas casas, três das quais já foram demolidas.

É claro que situações como estas não são vistas por bons olhos, estamos a falar de um investimento por parte das famílias que pagaram impostos durante anos, sem falar no valor do imóvel.

Alguns moradores reagiram com perplexidade e indignação, pois asseguram que as suas habitações não estão em perigo eminente, não apresentam fissuras nem se encontram à beira da escarpa.

Alguns não têm para onde ir e outros esperam pelo menos receber contrapartidas.

Infelizmente vivemos uma época difícil e situações como estas não podem ser vistas com ânimo leve, não se pode simplesmente sair de uma casa e morar na rua.

“Tenho a minha casa arrendada com um contrato de cinco anos. O que é que eu vou dizer aos inquilinos?”, interrogou a proprietária de uma residência.

Logo, outra considerou: “Eu não arrendei a minha casa por verificar que tinha falta de segurança, mas continuo a pagar o imposto municipal. Sei que deve haver casos mais graves do que o meu, mas é preciso resolver todas as situações em concreto”.

Sem resposta imediata para todas as questões, António Valente disse que a Câmara irá procurar soluções caso a caso e aconselhou os moradores a contactar o pelouro de Acção Social. Todavia, adiantou, “a Câmara não tem casas para dar às pessoas”, por isso, “quem tiver condições para encontrar uma habitação alternativa terá que o fazer, porque nós só iremos acudir aos casos socialmente mais complicados”. Texto original: O Ribatejo.


Segundo o Jornal Expresso estes são:

Os números do património.

3297- Imóveis classificados em todo o território português

793 - Edifícios classificados como Monumentos Nacionais

2085 - Edifícios estão classificados como imóveis de interesse público

13 - Classificações de Património Mundial inscritas na lista da UNESCO. Um terço está em risco.

Alexandra Carita (texto)

Domingo, 4 de Janeiro de 2009 (publicação)


O MIRANTE

Os deslizamentos de terras que se fizeram sentir nas encostas de Santarém na última semana levaram o município a solicitar que os moradores de algumas casas da rua de Santa Margarida, situada junto ao antigo Teatro Rosa Damasceno, abandonem as suas residências e se alojem provisoriamente noutros locais.

Também desde as 21h30 de domingo, dia 28, o troço da Estrada Nacional 114 entre o Convento de Santa Clara e a Ponte D. Luís está encerrado ao trânsito devido à queda de pedras da grande dimensões provenientes da encosta. Um desses calhaus atravessou mesmo a estrada mas não atingiu qualquer viatura.

Notícia do “Mirante” de Edição de 04-03-2010.

Nenhum comentário: