quinta-feira, 1 de julho de 2010

Mercedes assina acordo com sindicato

Sindicato e Mercedes fazem acordo para novo projecto
O SMACB (Sindicato dos Metalúrgicos do ABC) e a Mercedes-Benz assinaram acordo pioneiro no Brasil para que uma vez por ano, os trabalhadores tenham um dia inteiro para estudar e debater temas sobre formação e relações de trabalho, em curso organizado pelo sindicato. Esse dia de trabalho será pago pela montadora.
A Mercedes foi a primeira companhia a aderir ao Programa Trabalho e Cidadania, criado pela entidade. De acordo com sindicato, a iniciativa possibilitará ao funcionário entender questões como convenção colectiva, política sindical, trabalho seguro, cálculos de índice de inflação e reajustes salariais.
"Tornamos realidade uma reivindicação de muitos anos da categoria. O acordo representa avanço comparável à conquista das comissões de fábricas e um maior enraizamento e entrosamento do sindicato com os trabalhadores", diz o presidente do SMABC, Sérgio Nobre.
A meta a longo prazo é garantir o curso para 650 colaboradores por dia. O Programa Trabalho e Cidadania é fruto da negociação da campanha salarial de 2009 e baseado em experiência realizada com metalúrgicos do Canadá.
Aproveito para lembrar que na Europa, todas as matérias ligadas a cidadania é disciplina de estudo obrigatório, principalmente quando financiada pela EU. As novas oportunidades é uma dessas situações, onde também encontramos, Deontologia, Minorias étnicas (racismo, xenofobia, religiões e sexualidade) e à vida em sociedade entre outras.

Nenhum comentário: