sexta-feira, 9 de julho de 2010

A pior Internet de Santarém

Imagem original minninurf.

Nos dias de hoje é impensável, que certos serviços básicos como o acesso a internet, seja quase inacessível aos frequentadores de espaços públicos e culturais, é o caso do serviço público “NET”, na Biblioteca Municipal Braamcamp Freire que se encontra localizada na Rua Braamcamp Freire em Santarém - 2000-094 SANTARÉM - Distrito: Santarém - Concelho: Santarém - Freguesia: Marvila.
Tenho pena que numa capital de Distrito e em pleno Século XXI, aconteça semelhante coisa.

Na minha vida de desempregado, visito várias vezes aquele espaço e é com muita tristeza que assino aquele formulário rosa. Após assinar dirijo-me ao computador e para mim, já não é novidade. “Não tenho acesso a rede de Internet”, olho para o lado à procura da funcionária e encontro o lugar e à secretária vazia. Vejo estudantes que chegam à procura do mesmo, muitos dos quais se chateiam com à espera e vão-se embora e eu faço o mesmo. Gastei ali o meu tempo precioso e não fui servido no motivo que ali me levou.

E assim é todos os dias, semanas, meses e anos. Passa-se o tempo e não somos servidos. Para termos acesso a informação virtual, temos que mendigar e ir à procura de uma funcionária que aperte um botão.
É mais que óbvio que as pessoas que se deslocam para aquele espaço, vão à procura do mesmo que eu: “ A INTERNET”.
A minha sugestão é: Ponham uma funcionária disponível para aquele espaço, alguém que esteja presente para solucionar os problemas daquele espaço. Alguém que não se importe de servir os contribuintes devidamente e educadamente, alguém que nos forneça o serviço sem que tenhamos que mendigar por ele.
As vezes eu mendigo, outras vezes não, mas penso que isto é muito mau para uma capital de Distrito como Santarém. Qualquer Junta de freguesia e casas do povo, têm um serviço melhor.
Os papéis rosas que preenchemos, só servem para dizer que estivemos lá, mas acabamos por não usufruir do serviço, que é péssimo.
Espero que um dia Santarém acorde e já agora: Existem muitos serviços de acesso à Internet á funcionarem em muitas terras e cidades, durante o fim-de-semana, ou seja: Sábados, o dia inteiro e outras terras como a Nazaré e Óbidos, funcionam toda á semana e mais os Sábados e Domingos.

Já agora:
Deixo aqui uma passagem da importância daquele espaço. Esse ilustríssimo Sr. doou à Cidade de Santarém o seu espólio.
Anselmo Braamcamp Freire (Lisboa, 1 de Fevereiro de 1849 – Lisboa, 21 de Dezembro de 1921) foi um historiador, genealogista e político português. Nascido de famílias fidalgas do Ribatejo, era filho de Manuel Nunes Freire da Rocha, 1º Barão de Almeirim, e de sua mulher e prima, Luísa Maria Joana Braamcamp de Almeida Castelo-Branco.
Com uma rara cultura, foi escritor, historiador e um dos fundadores do Arquivo Histórico Português, em 1903. Como arqueólogo e genealogista deixou um vasta obra, tendo sido em Portugal o precursor de genealogia científica, baseando todas as suas afirmações apenas em fontes fidedignas. Era grande coleccionador de arte, tendo formado uma notável pinacoteca, que legou à cidade de Santarém, assim como a sua biblioteca, com cerca de 10.000 volumes, entre os quais se encontram exemplares de livros antigos e raríssimos, como o "Meditationes vitae Christi" e "De Triplici via : Opus contemplationis" do Santo Boaventura (1221 – 1274) A sua casa é actualmente a Biblioteca Municipal de Santarém.
Ver mais sobre sua vida em Wikipédia

Nenhum comentário: