sexta-feira, 17 de setembro de 2010

NEGÓCIO DA CHINA

imagem original: mobilepedia
crítica na aldeia

Nestes últimos 15 anos à Europa, foi invadida pelos produtos "Made in China" se tornaram sinónimo de má qualidade. Na Espanha, a polícia apreendeu somente em Julho último 700 mil tubos de pasta de dente importados da China, nos quais foi detectada uma substância tóxica, usada normalmente em produtos anticongelantes (notícia mais antiga).

Casos como este que aborda produtos da China, vêm se repetindo em várias regiões do mundo. As autoridades chinesas revidam as acusações, apontando para a parcela de responsabilidade das multinacionais.

Portugal é um desses países importadores. E foram estes produtos de baixos custos de materiais e fabrico duvidosos que fecharam algumas milhares de lojas em Portugal e por toda a Europa, estas lojas tinham produtos devidamente identificados e pagavam impostos, sem falar que no fabrico desses produtos, não eram envolvidos mão-de-obra infantil.


A verdade é que à maioria das grandes empresas multinacionais ocidentais usam a China para fabricar seus produtos. Somente a Alemanha importou, em 2006, mercadorias no valor aproximado IMPOSTOS,de nada menos que 50 bilhões de euros. Uma clara opção pelo rápido e barato. No entanto, a qualidade de muitos desses produtos se mostra ruim ou acaba-se descobrindo que eles são produzidos em fábricas que ignoram padrões ambientais ou regras trabalhistas.

Confesso que compro alguns produtos Chineses e posso dizer com certeza que estes produtos são alternativos e de pouca dura.

Infelizmente quando compramos um produto numa loja chinesa, não temos garantia de nada e eles não querem proceder à troca.

As ferramentas, muitas delas, constituem um perigo de vida para o profissional da construção civil é o caso das macetas, chaves de fendas, martelos entre outros, sem falar nas brocas e serras.

Muitas dessas ferramentas partem-se e dividem-se com facilidade na hora da aplicação de força em superfícies duras.

As roupas e calçados têm um visual moderno e um preço apelativo, mas na hora do uso, seus materiais mostram produtos sintéticos e irrespiráveis que provocam desconforto e aquecimento é o caso dos sapatos e sandálias.

Algumas sandálias, partem-se com facilidade os metais que ligam as tiras, revelando muitas vezes um arame banhado em inox e de fraca resistência, o interior onde supostamente está colado e fixado as tiras, num belo dia de calor descola-se tudo e acabamos por ficar descalço.

As sapatilhas (Tênis), não aguentam a dureza do dia a dia, qualquer competição ou jogo ou mesmo uma ginástica mais puxada, revela logo fraqueza na estrutura do calçado.

As roupas, na sua maioria não possuem um corte Europeu, caso as pessoas não experimentem, acabam por descobrir em casa o quanto assenta mal no traseiro, sem falar que no caso das calças JEANS (GANGA), os tecidos são mais finos do que é o habitual. Já agora podemos ver que entre muitas das roupas expostas, escondem roupas contrafeitas de marcas conhecidas.

Nos brinquedos, encontramos produtos tóxicos e com cheiros esquisitos sem falar em plásticos quebradiços (que soltam lascas).

Quantos aos electrodomésticos, encontramos uma grande diversidade e entre eles temos. Rádios, aparelhos digitais, jogos electrónicos, computadores, microondas, batedeiras, trituradoras, leitor de DVD, aeromodelismo e até televisões de pequena dimensão.

O visual é bonito, mas a diferença de preço não é muito grande em relação as ofertas das grandes superfícies.

O pior é:

Quem troca este produto?

Quais são as garantias?

Caso troque, quanto tempo demora vir outro?

Com quem posso reclamar?

Você arriscaria comprar um desses produtos eléctricos à um chinês?

Quanto aos iphone, mp3, mp4 e outros artigos, encontrei um importador brasileiro que fazia as vendas desses produtos à um preço bastante baixo em relação ao mercado. A sua forma de trabalho era o pagamento adiantado e o prazo de entrega de 30 dias, à mercadoria era enviada directamente à morada do cliente pela empresa chinesa e os riscos do não funcionamento do produto ficava por conta do cliente.

Posso dizer que ele ganhou muito dinheiro, mas ficou queimado no mercado, acabando por se retirar.

Este é apenas a ponta do “ICEBERG”, se dermos uma volta pela Internet, encontraremos uma enorme fonte de informação negativa sobre produtos “Made in China) e também compreenderemos como foi que a economia na China cresceu.

Realmente foi um "Negócio da China".

Nenhum comentário: