segunda-feira, 20 de setembro de 2010

O homem e a pedra

Podemos comparar a pedra com o homem, fazendo assim uma alusão entre os dois, temos que ela, em seu estado bruto, acha-se disforme e longe da perfeição, precisando ser trabalhada. Do mesmo modo, este trabalho de lapidagem pode ocorrer com o ser humano. Qualquer bloco de pedra pode esconder uma bela escultura até mesmo um anjo, contudo, aquele que desejar ver, deverá extrair os excessos; as partes que a encobrem, libertando assim todo o cascalho excedente que impede a imagem de ser vista.
Imagem original: lifebiologia
A evolução do homem passa pelo mesmo, por isso usa-se termos como: “És como o vinho do Porto” quanto mais velho melhor ou ainda como: O Diabo é Sábio porquê é muito velho”. Na realidade o que conta no trabalho do artista é a sabedoria adquirida através das experiências e vivências e è esta sabedoria que vai plasmar à imagem desejada na pedra.
Este conhecimento é usado de 2 formas, um com o sentido do domínio do material e o outro com o sentido espiritual. Esta forma alusiva de conhecimento sobre a referência “PEDRA”, já era usada pelos antigos. Muitos povos referenciam os ensinamentos baseados na palavra “PEDRA”, com um sentido figurado.
Por exemplo.
O nome “PEDRO”, quer dizer pedra, os doze trabalhos de “HÉRCULES”, um deles foi feito e faz referência a “GIBRALTAR” e está associado ao sexo, e ainda há as “RUNAS” que são pedras mágicas que funcionam através de um “MANTRA” e ainda existe nos nossos dias diversos cultos que utilizam como forma de estudo e compreensão a referência “PEDRA”.
Quando vemos um artista escultor como “ARTUR BRANCO”, podemos imaginar através dele e da sua arte quê o resultado da sua criação é muito mais do que uma escultura bonita e esta escultura pode ser interpretada e valorizada de diversas maneiras dependendo de quem a vê.




Nenhum comentário: