sábado, 18 de setembro de 2010

Pirataria

A pirataria existe e sempre existirá. Sabemos que é crime e que tudo que seja copiado sem autorização dos direitos de autores, reprodução autorizada de inventos e patentes é crime.
Em Santarém nestes últimos 20 anos, vi lojas venderem reproduções de vídeos e filmes ilegais, pouco à pouco as lojas foram fechando e o comércio passou para as ruas. Existem muitos jovens que ganham o seu sustento através de reproduções ilegais. Estes jovens, não têm nada em nome deles, caso sejam presos preferem cumprir a pena. O estado, no caso desses jovens, nada pode tirar, somente detê-los sobre prisão e isto, custa a todos nós contribuinte.
No caso de um comerciante, a apreensão de bens é uma realidade que ele não pode fugir.
Quando vamos as feiras quinzenais, seja em qualquer parte de Portugal, encontramos à pirataria dividida por toda a feira. Podemos ver jovens que têm alguma qualidade de vida e que vendem filmes que ainda não estrearam em Portugal com uma grande tranquilidade e dizem abertamente à quem passa em frente da banca. “São 4 filmes ou cds por 5,00 euros”, e as pessoas formam filas em torno da banca. Alguns desses jovens, muitos de etnias, têm um bom aspecto e escondem seus belos carros em ruas perto das feiras.
Ainda dão garantia se a gravação não estiver boa. E assim encontramos nos mesmos espaços de ocupação das feiras, perfumes de marca, roupas de marca e uma infinidade de materiais para crianças com logótipos de animação falsificados.
Não sou á favor da pirataria e concordo que quase tudo o que anda à volta dela é negativo, mas sou contra as diferenças de tratamento da igualdade, pois o estado pune mais rapidamente quem possui bens do que aquele que não tens os bens em nome próprio.
Todas as pessoas de um modo geral concordam que as actuais leis defendem mais os criminosos que as pessoas de bens e isso não é culpa da polícia mas sim da nossa legislação que precisava ser revista e estudada.
Quando passeio ou passo perto de bairros sociais e vejo brutos “Mercedes, BMWs, AUDIs e belíssimos desportivos parados à porta, quando vejo seus donos a receberem subsídios de inserção social mais casas da Câmara e a comerem petiscos quase todos os fins de tarde nas marisqueiras locais, eu penso: “Alguma coisa está mal neste país” e quando vejo o pequeno comércio que abre timidamente as suas portas e são arrochados por inspecções e fiscalizações de uma forma brutal como se devia fazer a um criminoso e não à um trabalhador, penso se Portugal terá conserto e se algum dia será um país futuro com paz e harmonia.
Já tenho ouvido pessoas que foram presas nas Caldas, à dizerem que aquilo é uma maravilha, que se come muito bem e que as celas são melhores que as casas de alguns.
Na actual crise e o empobrecimento precoce da maioria dos cidadãos é natural que as cadeias vão se tornar cada vez mais concorridas, mas espero que as leis mudem e que ponham os verdadeiros criminosos nas celas e os crimes como o de roubar para comer passem a ser “prisão domiciliária”.
Quanto aos piratas estes vão continuar à sobreviverem e bem, debaixo do mesmo sol que todos nós.

Nenhum comentário: