sábado, 25 de setembro de 2010

Malandros profissionais parte 1

Imagem original:umjardimnodeserto
crítica na aldeia

Em Portugal e no Brasil, é dito popularmente que um malandro é a pessoa dos anos 30 à 40 que não queria trabalhar, gostava da boémia, enganava e mentia constantemente para encobrir a verdade, frequentava clubes e diversões sem pagar nada, pendurava as contas e pedia dinheiro emprestado aos conhecidos e depois não pagava, usava artimanhas e histórias tristes para arranjar dinheiro, pendurava contas em farmácias e pequenas vendas e bazares, com o intuito de não pagar, vendia objectos que não lhe pertencia e punha amigos e conhecidos em situação difíceis para que pudesse lucrar com isso, dava endereços falsos da sua morada para que as empresas de crédito não pudessem cobrar, muitas vezes este malandro era também conhecido como “cara de pau”, capaz de fazer papéis ridículos e escandalosos com naturalidade comprometendo os outros.

Entre muitos defeitos estão:

Ladrão, enganador e mentiroso, bêbado, frio, sem escrúpulos, sem ética, gozão, aproveitador de mulheres de amigos e conhecidos, xulo ou gigolô, preguiçoso. Intermediário entre pessoas, no caso negócios de vendas, entrão, bajulador, aproveitador, comprometedor, vigarista, traidor, chantagista, corrupto, desavergonhado, batoteiro entre outros.

Dos anos 30 aos anos 60, a definição de “malandro” aumentou muito. Em países como Portugal que reúne uma grande mistura de imigrantes e uma população pequena, nota-se com alguma facilidade estes senhores que vivem dentro e ao mesmo tempo à margem da sociedade.

Muitos desses malandros têm um estilo próprio. Uns são bons faladores e vestem-se bem, têm um grande leque de conhecimentos e guardam memórias do passado, utilizam o facto de serem conhecidos para aplicarem golpes em terceiros e depois sai de cena por algum tempo.

Assim como os outros têm sempre uma história para contar ou algo para vender, geralmente estes objectos não são deles. Oferecem-se como intermediários para resolver problemas de amigos e depois desaparecem com o lucro do golpe, geralmente usam golpes como o arranjo de carro, onde conhece o dono da oficina e aplica uma quantia superior ao cobrado ou leva o carro arranjado com o pretexto de pagar no dia seguinte, recebendo assim o dinheiro do dono do carro e a seguir desaparecendo.

Eles de maneira geral são bons observadores e conversadores, escondem muitas vezes os olhos debaixo dos óculos escuros para que as pessoas de fora não saibam para onde estão olhando. Gostam de meter conversas com as mulheres e preferem as casadas, elogiam-nas bastante, controlam o horário de trabalho dos maridos e quando eles vão para o trabalho, procuram se aproximar delas, uma vez conseguido ter a relação sexual, o malandro faz tudo e mais alguma coisa para a satisfação da vítima, tornando-a cliente e depois chantageando-a.

Outros malandros, são oportunistas e operam golpes mais baixos, como cravar, cigarros, refeições, pequenos objectos, geralmente operam em botequins e tascas, fazem pequenos enganos, gostam de falar abertamente de mulheres e de experiências que não viveram como se tivessem vivido. Também fazem pequenos roubos como os de supermercados e depois vendem os produtos aos conhecidos. Estes também vêem na mulher uma oportunidade de sustento, mas a sua aparência é menos cuidada e mais desmazelada, falta-lhes cultura e brio.

No Brasil este tipo de malandro é chamado de "MALANDRO PÉ DE CHINELO", esta definição diz que este tipo de esperto é um desclassificado na sociedade, são também definidos como violadores do código "171" que envolve artigos como: estelionato e falsificação e também estes artistas são peritos em arranjar confusões e movimentos de distracção, na sua linguagem é definido por "31". Este malandros, geralmente operam em esquinas, deste ponto de observação observa todas as pessoas que passam. Nas esquinas geralmente têm sempre um café e é aí que ele observa à vítima.


Imagem original: risorico
crítica na aldeia

Alguns truques usados pelos Malandros.

Os olhos observadores do malandro, procura uma vítima frágil e com posses, dali do seu posto de vigia ele segue as vítimas locais e horários, tendo em conta os comportamentos da vizinhança. Passado alguns dias este covarde caçador, já têm vários perfis traçados e já sabe as moradas, os carros, o agregado familiar e muitas vezes os locais onde trabalham, onde as crianças estudam e os trajectos que à família faz, tudo isso associado ao factor tempo, pois o relógio é importante no seu plano. Agora só falta uma boa história para convencer à vítima a dar o dinheiro ou comprar qualquer coisa que ela não precise.

Durante vários dias as vítimas foram seguidas e observadas, sem que dessem por isso. É uma situação muito triste, pois ninguém está seguro e estas pessoas não têm moral nenhuma, por isso é muito importante que todas as crianças tenham formação e que tenham valores éticos e morais para evitarem que alguns se tornem "MALANDROS" e que as pessoas em geral participem mais da comunidade onde vivem e não se isolem, para assim controlar-se o que se passa no bairro e juntos também observarem aqueles que não fazem parte da comunidade.

Em Portugal, as vítimas preferidas e escolhidas por este tipo de "malandro" é as pessoas idosas e as pessoas que estão mais isoladas nas aldeias. Os malandros muitas vezes passam por técnicos de água, gás, electricidade e telefone, penetram na casa da vítima para assaltarem ou então cobram valores pelos serviços que vão prestar, dizendo que para se resolver o problema têm que adquirir a peça x ou y. Muitas vezes chegam a despejar baldes de água por debaixo da porta da casa da vítima, simulando vazamentos ou fugas de canos. Em seguida batem à porta como técnicos da empresa de águas.

Troca de dinheiros é uma das preferidas técnicas para retirarem o dinheiro de idosos que se encontram isolados. Batem na porta das vítimas e dizem que as notas de 20,00 euros saíram de circulação e eles estão ali para trocarem. Identificam-se como funcionários das finanças.

Cartão "MULTIBANCO": Aproximam-se da vítima e metem conversa como: Então: A senhora nunca mais apareceu no Banco, estava preocupado consigo é que ouve alteração dos códigos da caderneta e do cartão, mas se a senhora for comigo ao multibanco eu resolvo isso.

Outro golpe usado nas aldeias, são feitos por vendedores nómadas, que utilizam o método dos sacos pretos. O golpe restringe-se na apresentação de casacos de couro preto. Estes casacos custam no mercado cerca de 250,00 à 300,00 e eles oferecem por 70,00 e depois 60,00, como o negócio é bom há sempre quem caia. Num dos sacos pretos estão alguns com jornais ou cartões molhados. A vítima experimenta o casaco e ao retirar volta novamente para o saco preto, nisso a pessoa que vai ser enganada vai retirar o dinheiro da carteira para o pagamento, enquanto isso o 2º malandro troca os sacos. Efectuado à venda, os malandros desaparecem logo em seguida, deixando a vítima com um saco cheio de jornais molhados.

Outro negócio que aparece junto as pequenas empresas que estão longe dos centros, é o afia laminas, serrotes, serras, facas, tesouras e ferramentas em geral, inclusive recuperam e tratam de brocas dando a estas a passagem de um produto que permitem a mesma furar quase tudo. Combinam um valor muito baixo baseado nos centímetros e nos milímetros das ferramentas, à vítima vê que é um excelente negócio e que o trabalho é muito barato.

A reacção do dono da empresa é dar o máximo de ferramentas para a restauração e melhoramentos. Estes indivíduos são também nómadas que trazem um camião de baixa tonelagem e lá dentro existe uma pequena oficina montada. No final do mesmo dia, eles aparecem na empresa com as ferramentas e com uma conta astronómica para o empresário pagar e explicam que a medição de tudo aquilo junto ultrapassa dezenas de metros e se a quantia não for paga imediatamente à vítima morre. Muitas vezes estas contas chegam a valores superiores a 1.000,00 (mil Euros).

Outra situação é a dupla de malandros que trabalham nos Bancos. Um entra e marca os idosos nas costas com um autocolante e este quando sai é identificado pelo parceiro que trabalha no exterior. Agora é só seguir à vítima e esperar a hora certa para agir.

Os ladrões de tabaco também agem em situações semelhantes. Ficam dentro dos carros observando os donos de cafés que vão comprar os maços de tabaco, seguem-nos e esperam que ele saia do carro para fazer algum outro serviço, em seguida assaltam o carro e levam o material.

O polícia militar: O malandro arranja uma farda e botas da tropa, geralmente conta histórias de África e do Ultramar, aparece com bijutarias falsas e com bastante informação a respeito da vítima. Aproximam-se já com muitas informações obtidas através da vizinhança e com esta informação impingem falsos diamantes trazidos de África e alegam que só vendem por necessidade. precisa desfazer-se disso com um baixo preço. *Por sua vez à vítima compra em geral por pena e simpatia. Uma vez descoberto, ameaça à vítima se ela abrir à boca.

Mensageiro de guerra. Este procura informações no bairro de quem têm filhos soldados em missão internacional. Uma vez observado á família em causa e pesquisado na vizinhança informações da família e do passado, o nome do cão e do gato, se tem irmão ou irmã, este "malandro" aproxima-se da família para trazer notícias do filho, consegue almoçar e muitas das vezes ainda consegue dinheiro emprestado. Se descobrir que a família não têm contacto com o filho, oferece-se para levar bens materiais e dinheiro para o soldado em dificuldades.

Golpe do correio: A casa é observada e espera-se que o idoso ou idosa estejam só, a seguir aparece o malandro vestido de funcionário de entregas e traz uma caixa grande e pesada com o nome do filho e uma fotocópia com o endereço da rua e o nome do familiar da vítima. A vítima têm que pagar pela encomenda e o malandro vai-se embora. Quando o filho chega à casa fica surpreendido, pois não fez nenhuma encomenda e ao abrir a caixa, esta está cheia de pedras.


Continua em: Malandros profissionais parte 2

crítica na aldeia Personagem de WALT DISNEY ( ZÉ CARIOCA )

Negócios de caracóis.


negócios de caracóis

Negócios de caracóis.

À maior parte dos caracóis continuam, vindo de "MARROCOS", existem empresários portugueses que facturam mais de 1.000.000,00 (um milhão de euros) anuais com estes pequenos invertebrados.

Esta espécie "marroquina de caracóis", não merece a concorrência portuguesa, devido os baixos preços de comercialização e também lembramos que esta espécie de caracóis marroquinos, são mais vorazes sexualmente e aliado ao clima de Marrocos a sua reprodução é mais rápida.

Os caracóis portugueses são maiores, mas menos reprodutivos, mas também são mais saborosos na confecção.

A maior parte deste gastrópode que é fornecido aos restaurantes e cafés do nosso país, não são devidamente controlados e não se sabe ao certo se são saudáveis ou se trazem com eles algum químico anti predadores.

Este é um óptimo negócio para fomentar em Portugal e também para criar legislação através de associações próprias para o efeito.
Portugal pode competir contra os preços mais baixos da concorrência se apostar na qualidade e na saúde do consumidor.
Dizem os conhecedores que o caracol "DO RIBATEJO" é mais saboroso devido ao clima e as pastagens.

PS.
Por outro lado, há criadores marroquinos que dizem que são feitas regularmente análises sanitárias para garantir a qualidade dos animais. Transportados vivos até Portugal. Eles são transportados em camiões frigoríficos.
Dizem que os caracóis são fiscalizados pelas autoridades sanitárias em Tanger e em Algeciras (Espanha).
Resta-nos acreditar que sim, mas existem dúvidas por parte de muitos consumidores, que são chegados aos importadores. Alguns compradores acham estranho que alguns fornecedores trazem os caracóis sem qualquer rótulo, origem nem definições.
Até o momento, parece que ninguém sofreu qualquer envenenamento ou teve que fazer uma lavagem ao estômago.


"É PRECISO PROTEGER OS RECURSOS"
A apanha de caracóis nos campos foi há muito ultrapassada pelas importações de países como Espanha, Marrocos ou Tunísia. Hélder Spínola, líder da associação ambientalista Quercus, diz que as espécies que vivem em meio selvagem que são comercializadas em Portugal não garantem a sustentabilidade do mercado. “O Estado deveria proteger os recursos naturais, como é o caso do caracol, com mais cuidado. Não existe fiscalização desta actividade em Portugal e era importante que isso acontecesse. Não há limites em relação às quantidades que podem ser apanhadas.”

Spínola alerta ainda para o risco da contaminação dos animais por pesticidas: “Há muito pouca informação sobre o uso de químicos nos campos.”

Quanto ao comerciante de caracóis em Portugal, está sujeito á muitos factores que podem ou não aumentarem o lucro.
O caracol está disponível no mercado nos meses de MAIO, JUNHO, JULHO e AGOSTO. No inicio o preço de mercado é mais baixo e com hipóteses de negociar preço e quantidade, no último mês a produção já está em baixa e a oferta é menor, isto faz com que os preços aumentem para todos e acaba por pesar no bolso do cliente final.
Por sua vez, as chuvas nestes meses, é bom para o caracol, mas é mau para quem vende, pois afasta os clientes.




Existem vários preços praticados no mercado e a ideia não é levar muito caro, mas fazer o cliente tomar uma boa quantidade de bebidas frescas, no caso à “IMPERIAL”.
negócios de caracóis
Imagem original: madeinportugal

Normalmente, o comprador paga a quantia de 2,50 euros o quilograma de caracóis e vende o pratinho na casa dos 3,00 aos 3,50 euros e à travessa 5,00 euros. Podemos dizer que num lugar de passagem, o lucro é fabuloso. Em certas zonas, ainda há outro tipo de negócio, o dono do estabelecimento é abordado pelo cidadão comum, que vende os caracóis aos 2,00 euros o quilo e sem factura, isso aumenta substancialmente o lucro.
O segredo de um bom petisco é sem dúvida o tempero. Existem mais de 1000 maneiras de fazer caracol, mas cada casa têm a sua, sabemos apenas que além dos ingredientes correntes, a malagueta e a água mineral é uma delas, os outros segredos, cabem vocês descobrirem ou inventarem.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Perfeição "CIRÚRGICA"

Imagem original de: protesesilicone
sexo poder fé e religião
Os jovens estão sempre Insatisfeitos com a aparência, alguns dos adolescentes brasileiros e portugueses buscam cada vez mais o narcisismo (orgulho vaidade extrema) e para isso procuram cada vez mais os cirurgiões plásticos, para atingir a perfeição, este defeito de maneira geral está associado a "LUXÚRIA", que segundo os estudiosos dos assuntos espirituais; Foi o primeiro a aparecer e é o último ego a morrer, constitui o pior pecado dos 7 capitais.
No Brasil, o público entre 14 a 18 anos já representa 13% das 629 mil intervenções ocorridas por ano no país, segundo uma pesquisa feita na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) realizada com 3.533 profissionais de cirurgia, entre Setembro e Dezembro de 2008.
Isto é um nº muito elevado de jovens insatisfeito com o seu corpo, a maioria das cirurgias são de implantes mamários, quando devia ser apenas cirurgia correctivas para corrigir problemas.
A mulher brasileira de maneira geral, são mulheres com traseiros rebitados e torneados, são mulheres quentes e muito femininas mas os seus seios são pequenos ou médios e muito bem feitos.
Nestes últimos anos, ter peito grande entrou na moda, provavelmente influência dos americanos. Como brasileiro tenho pena que as nossas lindas mulheres estejam perdendo as suas heranças genéticas e que estejam alterando os ricos predicados que Deus lhes deu.
Caso não saibam, não há nada melhor do que é natural e do quer ser natural.
Turbinar os seios: É uma expressão que se tornou natural no Brasil, para muitas jovens, acham que um peito grande e bonito eleva a alto estima. Já que começou a mexer no meu peito Sr. Dr. aproveita e vê o que a cirurgia pode fazer pela minha “BUNDA”. É assim e depois torna-se um vício e todos os defeitos inerentes a vida sedentária, acham que é caso de cirurgia.
Pelo que se têm observado no Brasil, cada vez é maior à procura, os especialistas atribuem o aumento a novas técnicas, a redução de preços devido a competitividade, transformações e novas tendências psicológicas e físicas, típicas da fase de transição e de grande influência da televisão.
As cirurgias mais procuradas pelos adolescentes brasileiros são a rinoplastia (de nariz), mamoplastia redutora (diminuição das mamas), mamoplastia de aumento (prótese de silicone), lipoaspiração, correcção de orelhas (otoplastia) e ginecomastia (correcção do volume das mamas masculinas).
Portugal não é diferente: Estas situações também aqui acontecem, mas é fechado á sete chaves, excepto os famosos. Muitas operações são feitas na vizinha Espanha por causa dos preços e do sigilo. Além dessas operações, também fazem engrossar os lábios, aumentar e engrossar o pénis e estreitar vaginas. No fundo, tudo isso faz parte do nosso psicológico é a insegurança pessoal de cada um.
Aqui fica um aviso para os curiosos.
Este tema pertence ao: diariodepernambuco.
Os padrões estabelecidos pela TV, cinema e revistas também são citados como influências para os mais novos optarem por intervenção cirúrgica. "Bombardeados por uma série de informações, os adolescentes não querem ser diferentes dos que exibem corpo perfeito. É preciso estar consciente dos riscos e se submeter aos procedimentos invasivos só em casos necessários", orienta o cirurgião plástico Ognev Cosac, presidente da SBCP do DF. A SBCP proíbe que profissionais divulguem fotos do pré e pós-operatório. "Os resultados podem não ser os mesmos ", diz o cirurgião Múcio de Castro. "Somos médicos, não artistas".

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Património português continuará à cair

Tabela de:.inverbis./coeficienterenda


Infelizmente o não aumento do coeficiente que permite aumentar as rendas em 2010 e a atribuição de um aumento de 0,30 cêntimos por cada 100,00 euros de renda, condena os Centros Históricos a tornarem-se verdadeiras ruínas.
A carga fiscal em cima dos senhorios com rendas baixas é demasiadamente elevada. Existem senhorios que paga para os inquilinos viverem em suas casas, os impostos e as contribuições sobre imóveis são superiores aos ganhos anuais. Isto faz com que muitos senhorios deixem de pagar seguros. Em caso de incêndio nas cidades velhas, jamais o património poderá ser recuperado com a traça original e depois devido os problemas de estacionamento e o fraco comércio tradicional mais a desertificação natural, faz com que não haja investidores. Como se não bastasse estes problemas, a abertura de negócios nas cidades históricas exigem um investimento muito grande, não só em projectos e licenças como também pelas pequenas divisões existentes nas casas antigas, salvo "ÓBIDOS" que é um excelente exemplo de conservação de uma cidade histórica, onde o comércio trabalha num património não modificado, estas casas funcionam com as mesmas dimensões de à 100 anos.
ÓBIDOS sem dúvida deveria ser um exemplo para todo Portugal, pois o que é típico é que é histórico e de interesse para o turismo nacional. Podemos também aprender com os espanhóis pois eles são um bom exemplo de gestão turística e os portugueses pagam e deixam lá muito dinheirinho para ver coisas recuperadas que temos cá.

Quanto as rendas baixas, existem muitos senhorios com rendas inferiores à 20,00 euros e alguns com menos de 2,00 euros de renda. Ora! Temos que ver que a mão de obra facturada por um profissional da construção civil é cerca de 25,00 euros hora, fora o material. Isto faz com que o investimento dos senhorios no Centro Histórico, seja muito mal negócio, sem falar que a maioria não têm dinheiro nem para recuperar à casa onde vivem, quanto mais fazer obras a favor de inquilinos que têm mais poder de compra que eles.

Outro factor que desmotiva e condena os Centros Históricos são sem dúvidas os inquilinos não residentes. Estes já vivem em casas modernas e confortáveis mas não entregam as casas velhas por causa das rendas baixas, usam na sua maioria, as casas para guardarem mónos, ou seja à casa serve de armazém.
Por sua vez o senhorio sabe disso e sabe que estas casas têm a água e a luz desligada à muitos anos, também sabe que o inquilino aparece ali uma ou duas vezes por ano. só que um processo em tribunal é caro e moroso, muitas vezes superiores aos rendimentos do senhorio. A única solução é fazer uma inspecção e ver caso a caso os problemas do património e da mesma forma que o governo exige obras do senhorio, exigir também aumentos significativos dos inquilinos que lá não vivem e que impedem o progresso da cidade.

Quantos aos aumentos: É realmente uma vergonha. Imaginem que no primeiro caso o governo aprovasse um aumento de 500% para rendas até 20,00 euros. Aqui teríamos uma renda de 100,00 euros mensais, ganhava o governo com os impostos e o senhorio que poderia fazer algumas melhorias. No caso de 2,00, teríamos um aumento para 10,00 euros, pelo menos seria um aumento significativo e pouco à pouco ia-se dando vida aos centros históricos.

Com a actual crise, seria óptimo para todos, inclusive para as seguradoras que fariam mais seguros.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Malandros profissionais

Continuação de Malandros profissionais parte 1
Imagem original: rafaelpecanha


Malandro da alta roda.
Existem outros malandros que estão acima desses ate aqui citados, dão golpe de génios, têm muito dinheiro para criarem toda uma fachada e sustentarem toda uma história. São pessoas vividas e com grandes conhecimentos académicos e psicológicos. São capazes de alugarem mansões e castelos, louças finas, móveis, limusinas com motorista, empregados desde cozinheiros, porteiros, copeiras, arrumadeiras, empregadas de mesa e limpeza, usam fatos caros e de marca, relógios de ouro e uma grande infinidade de bijutarias finas, dão presentes caros as vítimas e dizem-se serem grandes empresários com negócios no estrangeiro.
Primeira fase do plano é impressionar a vítima, convidando-a a entrar no seu mundo e enchendo-a de mimos, convida-a para almoçar no seu castelo de faz de conta, manda a limusina busca-la à casa e conta histórias agradáveis e de sucesso.
Seus golpes têm prazo estabelecido, pois ele sabe que cada dia que passa perde dinheiro com o esquema. Sua conta bancária movimenta milhares ou milhões, mas o dinheiro é sempre o mesmo.
Suas vítimas são em geral, grandes empresários e banqueiros ou uma viúva muito rica. Uma vez conseguido a atenção da vítima e a transportado para o seu mundo de faz de conta, passado algum tempo queixa-se de um grande acidente ou problemas com uma das suas empresas no estrangeiro e é claro precisa de dinheiro, à vítima não fica indiferente e lhe entrega à confiança uma quantia avultada. Uma vez conseguido o que veio buscar, rapidamente o nosso actor paga as empresas que lhe forneceu bens e serviços, passado algum tempo, à vítima acha estranho o telemóvel e o telefone que toca e ninguém atende, com o silêncio e com desconfiança, a pessoa em causa desloca-se até ao palacete e dá de caras com caminhões de mudanças a recolherem os materiais alugados.
Por sua vez, o dito malandro fino já se retirou para algum país da América do sul, para gozar umas ricas férias enquanto pensa no próximo golpe.
Malandros maiores que estes, só alguns artistas que estão na política e podem ser encontrados um pouco por todo o Mundo.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Semana Europeia da Mobilidade

De 16 Setembro» Quinta-Feira a 22 Setembro» Quarta-Feira
Destinado à população em Geral
Vários locais aderiram.
"Mobilidade Mais Inteligente - Uma Vida Melhor" é o tema da Semana Europeia 2010 (SEM) que se assinala entre 16 e 22 de Setembro.
A Semana Europeia da Mobilidade assume-se como uma óptima oportunidade para propor alternativas sustentáveis aos europeus, explicar os desafios com que se confrontam as cidades e vilas para induzir uma mudança de atitudes a dar um passo em frente na implementação de uma política de transportes mais sustentável na Europa. O tema deste ano tem como intuito a promoção de deslocações mais inteligentes em áreas urbanas: a pé, de bicicleta e/ ou de transporte público. Ao optar-se por estes modos de transporte mais saudáveis e sustentáveis, em detrimento do automóvel particular, os cidadãos podem influenciar de forma positiva a sua saúde e bem-estar, bem como ainda melhorar o ambiente e a qualidade de vida nas cidades, contribuindo para uma melhor forma de vida.
Por todo o país, houve a aderência de várias Câmaras, destaque para a Câmara de Évora que é uma das pioneiras em Portugal a participar neste tipo de iniciativa.
O ideal deste tipo de iniciativa, seria fazer as pessoas andarem a pé e utilizar meios de transportes alternativos não poluentes e libertar os Centros históricos dos automóveis.
Santarém é um mau exemplo de preservação do Centro Histórico, á cidade velha, está cada vez mais feia e em ruínas, suas calçadas portuguesas estão cheias de buracos, as paredes dos prédios estão pretas e cheias de rachas causadas pela passagem e estacionamentos sucessivos carros.
Ruas como ao Dr. Teixeira Guedes (rua dos correios), mostra uma enorme quantidade de buracos nas calçadas e afundanços na rua. Este ano já caíram vários idosos com problemas de mobilidade, o ano passado, em frente ao nº 13 da mesma rua, um carro raspou a parte debaixo inundando a rua com óleo.
Apesar das proibições as pessoas insistem em estacionar em locais proibidos e obrigam as pessoas a andarem no meio da rua. Aqui na cidade velha, continua-se a parar o carro debaixo dos sinais de proibição, para fazerem compras e irem ao café, dificultando assim à vida das pessoas que andam pelas calçadas.
Estas ruas da cidade velha podiam ser um grande centro comercial, bastava cortar o trânsito à partir da Caixa de Crédito Agrícola na rua dos correios e fomentar as esplanadas e implantar pequenas barracas stands de pequenas dimensões, que por sua vez renderia uma renda fixa mensal para a autarquia, dando mais vida à cidade e poupando a mesma dos estragos diários causados pelos automóveis.
A Câmara de Santarém adere à Semana Europeia da Mobilidade 2010, que decorre de 16 a 22 de Setembro, e que tem como principal objectivo, despertar a consciência pública para o impacte que a poluição atmosférica, causada pelo aumento do tráfego motorizado no meio urbano, tem na qualidade de vida dos cidadãos.
O Município de Santarém, assumindo a responsabilidade na disseminação e informação das questões ambientais junto da comunidade local e enquanto membro da Rede Piloto para a Mobilidade Eléctrica em Portugal - Mobi.E, programou uma série de actividades com as quais pretende envolver a comunidade, que este ano têm como temática “Mobilidade mais Inteligente – Uma Vida Melhor”.
Sob o lema “Mobilidade mais Inteligente – Uma Vida Melhor”, as actividades vão estar centralizadas no Jardim da Liberdade e na Praça do Município, nomeadamente:
Durante esta semana Europeia várias câmaras aderentes, disponibilizam oportunidades para a população se deslocar a pé, utilizar a bicicleta e os transportes públicos em vez do automóvel privado.
Infelizmente a Câmara de Santarém este ano, não ofereceu quase nada aos pequeninos. Este Domingo os pais que levaram os seus filhos ao Jardim da liberdade, foram poucos devido à pobreza do evento.
Para a diversão dos mais pequeninos, havia apenas um pequeno insuflável para crianças de tenra idade e os representantes de equipamentos ecos alternativos, não tinha nada para a participação das crianças, desmotivando assim os pais à permanecerem naquele espaço.
Este ano ao contrário dos outros, a “AUTARQUIA”, não disponibilizou as bicicletas como nos anos anteriores. Bicicletas que faziam a delicia dos mais pequenos.
Já agora, eu pergunto?
O que foi feito de todas aquelas novas bicicletas que estavam disponíveis no ano passado.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

O homem e a pedra

Podemos comparar a pedra com o homem, fazendo assim uma alusão entre os dois, temos que ela, em seu estado bruto, acha-se disforme e longe da perfeição, precisando ser trabalhada. Do mesmo modo, este trabalho de lapidagem pode ocorrer com o ser humano. Qualquer bloco de pedra pode esconder uma bela escultura até mesmo um anjo, contudo, aquele que desejar ver, deverá extrair os excessos; as partes que a encobrem, libertando assim todo o cascalho excedente que impede a imagem de ser vista.
Imagem original: lifebiologia
A evolução do homem passa pelo mesmo, por isso usa-se termos como: “És como o vinho do Porto” quanto mais velho melhor ou ainda como: O Diabo é Sábio porquê é muito velho”. Na realidade o que conta no trabalho do artista é a sabedoria adquirida através das experiências e vivências e è esta sabedoria que vai plasmar à imagem desejada na pedra.
Este conhecimento é usado de 2 formas, um com o sentido do domínio do material e o outro com o sentido espiritual. Esta forma alusiva de conhecimento sobre a referência “PEDRA”, já era usada pelos antigos. Muitos povos referenciam os ensinamentos baseados na palavra “PEDRA”, com um sentido figurado.
Por exemplo.
O nome “PEDRO”, quer dizer pedra, os doze trabalhos de “HÉRCULES”, um deles foi feito e faz referência a “GIBRALTAR” e está associado ao sexo, e ainda há as “RUNAS” que são pedras mágicas que funcionam através de um “MANTRA” e ainda existe nos nossos dias diversos cultos que utilizam como forma de estudo e compreensão a referência “PEDRA”.
Quando vemos um artista escultor como “ARTUR BRANCO”, podemos imaginar através dele e da sua arte quê o resultado da sua criação é muito mais do que uma escultura bonita e esta escultura pode ser interpretada e valorizada de diversas maneiras dependendo de quem a vê.




domingo, 19 de setembro de 2010

Televisão, “GAYS E LÉSBICAS”

Imagem original: noticiasdosertao

De acordo com a coluna Zapping, do jornal Agora São Paulo, a Globo está em busca de nove rapazes homossexuais para participarem de um game na segunda temporada do programa Amor e Sexo, apresentado por Fernanda Lima.

A exigência da emissora é que os rapazes sejam bastante afeminados e bonitos. O vencedor do game (jogo) ganhará um carro. A segunda temporada tem previsão de estreia para Dezembro.

Este trecho foi tirado do blog “Terra”. A notícia chama-se: Globo procura gays para nova temporada de 'Amor e Sexo'.


Há quem acuse a Emissora de TV, de fomentar a homofobia.
Mas na verdade a emissora sabe o que o público quer ver e investe no seu nicho de mercado.
Muitas das pessoas que criticam, vão acabar por dar uma espreitadela e outras pessoas que escondem o seu lado feminino não assumido e secreto, acabarão por ver o dito programa.
É claro que a comunidade espiritual, seja ela quem for é contra todo este tipo de incentivo e também sabem que este tipo de fomentação, afecta o que chamamos de famílias tradicionais.
Por outro lado, as comunidades “GAYS E LÉSBICAS” agradecem este tipo de programa, pois a sua divulgação faz com que tudo isto pareça normal e acaba por dar alguma protecção aos seus e também aumenta o nº de assumidos.
A publicidade é boa para esta classe minoritária, mas infelizmente o interesse do programa é puramente comercial e ainda poderá causar mossas psicológicas nos candidatos.
Este tipo de programa deturpa muito a imagem real das pessoas que seguem este caminho. Este caminho já é doloroso e discriminatório e aqui (programa), vai expor os candidatos, à mostrarem suas vidas privadas e o seu dia-a-dia.
Para os predadores de homossexuais e para os preconceituosos e violentos, será uma óptima forma de conhecerem as possíveis vítimas.
Infelizmente o nosso pequeno Mundo globalizado anda muito perdido e para países que assinaram o acordo em que dão direitos aos homossexuais, não deviam perder mais tempo com coisas banais e sim com problemas graves que assolam a nossa sociedade e comunidade.

Este assunto é sempre polémico e mexe muito com os países de língua portuguesa, sendo que o Brasil passa maior abertura e maior aceitação dos temas que envolvem relacionamentos do mesmo sexo. Na realidade esta abertura não é tanto assim aceite pela maioria da população brasileira, principalmente por causa das diversas religiões existentes no Brasil.
No Brasil, predomina a religião católica devido aos antepassados e como primeira religião assumida e bem vista pela sociedade e pelo clero, todas as pessoas respondem como primeira fé, "O CATOLICISMO", mas na verdade milhares de católicos que se dizem assumidos, praticam O ESPIRITISMO e assim como a religião católica, o espiritismo também condena o homem que faz o papel de mulher assim como a mulher que faz o papel de homem. Ou seja: Estamos aqui para lutar e aprender e resgatar as nossas armas e para isso também temos que assumir nosso papel na sociedade e não devemos sucumbir a vícios que nos leva para longe da evolução espiritual.

sábado, 18 de setembro de 2010

Pirataria

A pirataria existe e sempre existirá. Sabemos que é crime e que tudo que seja copiado sem autorização dos direitos de autores, reprodução autorizada de inventos e patentes é crime.
Em Santarém nestes últimos 20 anos, vi lojas venderem reproduções de vídeos e filmes ilegais, pouco à pouco as lojas foram fechando e o comércio passou para as ruas. Existem muitos jovens que ganham o seu sustento através de reproduções ilegais. Estes jovens, não têm nada em nome deles, caso sejam presos preferem cumprir a pena. O estado, no caso desses jovens, nada pode tirar, somente detê-los sobre prisão e isto, custa a todos nós contribuinte.
No caso de um comerciante, a apreensão de bens é uma realidade que ele não pode fugir.
Quando vamos as feiras quinzenais, seja em qualquer parte de Portugal, encontramos à pirataria dividida por toda a feira. Podemos ver jovens que têm alguma qualidade de vida e que vendem filmes que ainda não estrearam em Portugal com uma grande tranquilidade e dizem abertamente à quem passa em frente da banca. “São 4 filmes ou cds por 5,00 euros”, e as pessoas formam filas em torno da banca. Alguns desses jovens, muitos de etnias, têm um bom aspecto e escondem seus belos carros em ruas perto das feiras.
Ainda dão garantia se a gravação não estiver boa. E assim encontramos nos mesmos espaços de ocupação das feiras, perfumes de marca, roupas de marca e uma infinidade de materiais para crianças com logótipos de animação falsificados.
Não sou á favor da pirataria e concordo que quase tudo o que anda à volta dela é negativo, mas sou contra as diferenças de tratamento da igualdade, pois o estado pune mais rapidamente quem possui bens do que aquele que não tens os bens em nome próprio.
Todas as pessoas de um modo geral concordam que as actuais leis defendem mais os criminosos que as pessoas de bens e isso não é culpa da polícia mas sim da nossa legislação que precisava ser revista e estudada.
Quando passeio ou passo perto de bairros sociais e vejo brutos “Mercedes, BMWs, AUDIs e belíssimos desportivos parados à porta, quando vejo seus donos a receberem subsídios de inserção social mais casas da Câmara e a comerem petiscos quase todos os fins de tarde nas marisqueiras locais, eu penso: “Alguma coisa está mal neste país” e quando vejo o pequeno comércio que abre timidamente as suas portas e são arrochados por inspecções e fiscalizações de uma forma brutal como se devia fazer a um criminoso e não à um trabalhador, penso se Portugal terá conserto e se algum dia será um país futuro com paz e harmonia.
Já tenho ouvido pessoas que foram presas nas Caldas, à dizerem que aquilo é uma maravilha, que se come muito bem e que as celas são melhores que as casas de alguns.
Na actual crise e o empobrecimento precoce da maioria dos cidadãos é natural que as cadeias vão se tornar cada vez mais concorridas, mas espero que as leis mudem e que ponham os verdadeiros criminosos nas celas e os crimes como o de roubar para comer passem a ser “prisão domiciliária”.
Quanto aos piratas estes vão continuar à sobreviverem e bem, debaixo do mesmo sol que todos nós.

Pirataria

A pirataria existe e sempre existirá. Sabemos que é crime e que tudo que seja copiado sem autorização dos direitos de autores, reprodução autorizada de inventos e patentes é crime.
Em Santarém nestes últimos 20 anos, vi lojas venderem reproduções de vídeos e filmes ilegais, pouco à pouco as lojas foram fechando e o comércio passou para as ruas. Existem muitos jovens que ganham o seu sustento através de reproduções ilegais. Estes jovens, não têm nada em nome deles, caso sejam presos preferem cumprir a pena. O estado, no caso desses jovens, nada pode tirar, somente detê-los sobre prisão e isto, custa a todos nós contribuinte.
No caso de um comerciante, a apreensão de bens é uma realidade que ele não pode fugir.
Quando vamos as feiras quinzenais, seja em qualquer parte de Portugal, encontramos à pirataria dividida por toda a feira. Podemos ver jovens que têm alguma qualidade de vida e que vendem filmes que ainda não estrearam em Portugal com uma grande tranquilidade e dizem abertamente à quem passa em frente da banca. “São 4 filmes ou cds por 5,00 euros”, e as pessoas formam filas em torno da banca. Alguns desses jovens, muitos de etnias, têm um bom aspecto e escondem seus belos carros em ruas perto das feiras.
Ainda dão garantia se a gravação não estiver boa. E assim encontramos nos mesmos espaços de ocupação das feiras, perfumes de marca, roupas de marca e uma infinidade de materiais para crianças com logótipos de animação falsificados.
Não sou á favor da pirataria e concordo que quase tudo o que anda à volta dela é negativo, mas sou contra as diferenças de tratamento da igualdade, pois o estado pune mais rapidamente quem possui bens do que aquele que não tens os bens em nome próprio.
Todas as pessoas de um modo geral concordam que as actuais leis defendem mais os criminosos que as pessoas de bens e isso não é culpa da polícia mas sim da nossa legislação que precisava ser revista e estudada.
Quando passeio ou passo perto de bairros sociais e vejo brutos “Mercedes, BMWs, AUDIs e belíssimos desportivos parados à porta, quando vejo seus donos a receberem subsídios de inserção social mais casas da Câmara e a comerem petiscos quase todos os fins de tarde nas marisqueiras locais, eu penso: “Alguma coisa está mal neste país” e quando vejo o pequeno comércio que abre timidamente as suas portas e são arrochados por inspecções e fiscalizações de uma forma brutal como se devia fazer a um criminoso e não à um trabalhador, penso se Portugal terá conserto e se algum dia será um país futuro com paz e harmonia.
Já tenho ouvido pessoas que foram presas nas Caldas, à dizerem que aquilo é uma maravilha, que se come muito bem e que as celas são melhores que as casas de alguns.
Na actual crise e o empobrecimento precoce da maioria dos cidadãos é natural que as cadeias vão se tornar cada vez mais concorridas, mas espero que as leis mudem e que ponham os verdadeiros criminosos nas celas e os crimes como o de roubar para comer passem a ser “prisão domiciliária”.
Quanto aos piratas estes vão continuar à sobreviverem e bem, debaixo do mesmo sol que todos nós.
Observação: Esta imagem é do Blog: cinemacomrapadura

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

NEGÓCIO DA CHINA

imagem original: mobilepedia
crítica na aldeia

Nestes últimos 15 anos à Europa, foi invadida pelos produtos "Made in China" se tornaram sinónimo de má qualidade. Na Espanha, a polícia apreendeu somente em Julho último 700 mil tubos de pasta de dente importados da China, nos quais foi detectada uma substância tóxica, usada normalmente em produtos anticongelantes (notícia mais antiga).

Casos como este que aborda produtos da China, vêm se repetindo em várias regiões do mundo. As autoridades chinesas revidam as acusações, apontando para a parcela de responsabilidade das multinacionais.

Portugal é um desses países importadores. E foram estes produtos de baixos custos de materiais e fabrico duvidosos que fecharam algumas milhares de lojas em Portugal e por toda a Europa, estas lojas tinham produtos devidamente identificados e pagavam impostos, sem falar que no fabrico desses produtos, não eram envolvidos mão-de-obra infantil.


A verdade é que à maioria das grandes empresas multinacionais ocidentais usam a China para fabricar seus produtos. Somente a Alemanha importou, em 2006, mercadorias no valor aproximado IMPOSTOS,de nada menos que 50 bilhões de euros. Uma clara opção pelo rápido e barato. No entanto, a qualidade de muitos desses produtos se mostra ruim ou acaba-se descobrindo que eles são produzidos em fábricas que ignoram padrões ambientais ou regras trabalhistas.

Confesso que compro alguns produtos Chineses e posso dizer com certeza que estes produtos são alternativos e de pouca dura.

Infelizmente quando compramos um produto numa loja chinesa, não temos garantia de nada e eles não querem proceder à troca.

As ferramentas, muitas delas, constituem um perigo de vida para o profissional da construção civil é o caso das macetas, chaves de fendas, martelos entre outros, sem falar nas brocas e serras.

Muitas dessas ferramentas partem-se e dividem-se com facilidade na hora da aplicação de força em superfícies duras.

As roupas e calçados têm um visual moderno e um preço apelativo, mas na hora do uso, seus materiais mostram produtos sintéticos e irrespiráveis que provocam desconforto e aquecimento é o caso dos sapatos e sandálias.

Algumas sandálias, partem-se com facilidade os metais que ligam as tiras, revelando muitas vezes um arame banhado em inox e de fraca resistência, o interior onde supostamente está colado e fixado as tiras, num belo dia de calor descola-se tudo e acabamos por ficar descalço.

As sapatilhas (Tênis), não aguentam a dureza do dia a dia, qualquer competição ou jogo ou mesmo uma ginástica mais puxada, revela logo fraqueza na estrutura do calçado.

As roupas, na sua maioria não possuem um corte Europeu, caso as pessoas não experimentem, acabam por descobrir em casa o quanto assenta mal no traseiro, sem falar que no caso das calças JEANS (GANGA), os tecidos são mais finos do que é o habitual. Já agora podemos ver que entre muitas das roupas expostas, escondem roupas contrafeitas de marcas conhecidas.

Nos brinquedos, encontramos produtos tóxicos e com cheiros esquisitos sem falar em plásticos quebradiços (que soltam lascas).

Quantos aos electrodomésticos, encontramos uma grande diversidade e entre eles temos. Rádios, aparelhos digitais, jogos electrónicos, computadores, microondas, batedeiras, trituradoras, leitor de DVD, aeromodelismo e até televisões de pequena dimensão.

O visual é bonito, mas a diferença de preço não é muito grande em relação as ofertas das grandes superfícies.

O pior é:

Quem troca este produto?

Quais são as garantias?

Caso troque, quanto tempo demora vir outro?

Com quem posso reclamar?

Você arriscaria comprar um desses produtos eléctricos à um chinês?

Quanto aos iphone, mp3, mp4 e outros artigos, encontrei um importador brasileiro que fazia as vendas desses produtos à um preço bastante baixo em relação ao mercado. A sua forma de trabalho era o pagamento adiantado e o prazo de entrega de 30 dias, à mercadoria era enviada directamente à morada do cliente pela empresa chinesa e os riscos do não funcionamento do produto ficava por conta do cliente.

Posso dizer que ele ganhou muito dinheiro, mas ficou queimado no mercado, acabando por se retirar.

Este é apenas a ponta do “ICEBERG”, se dermos uma volta pela Internet, encontraremos uma enorme fonte de informação negativa sobre produtos “Made in China) e também compreenderemos como foi que a economia na China cresceu.

Realmente foi um "Negócio da China".

Negócio da china

Imagem original: mobilepedia
crítica na aldeia

Não adianta comprar ferramentas nas lojas de ferragens ao lado da nossa casa ou no comércio tradicional, pois as ferramentas chinesas baratas também estão lá.

Não devemos esquecer, que nestes últimos anos, foram retirados do mercado Europeu, milhares de produtos chineses que constituíam uma ameaça à saúde e à vida humana.

Não devemos esquecer, que muitos desses produtos consumidos por nós Europeus, foram feitos por mãos infantis e escravas de crianças que chegavam a trabalhar entre 14 e 16 horas por dia, crianças que não brincaram, não jogaram à bola, não foram à escola e que muitas delas estão deficientes e sem saúde.

Estas crianças sustentaram pais, avós, tios com trabalhos desumanos, num fraco corpo em desenvolvimento e as custas da saúde própria, para enriquecerem ricos empresários de sucesso.

Tenho muita pena daqueles que são escravos e sofrem no silêncio, mas a China não é a única. Existem mais países a fazerem o mesmo e existem empresários ambiciosos que destroem a natureza e diversidades culturais para benefício próprio.

Esta lição nos ensina que o barato sai caro e que os nossos amigos chineses também sabem fazer produtos de qualidade, mas estes produtos custam caro e colocar no mercado sai tão caro como os bons produtos de qualquer país que se preze.

Tenho amigos Chineses, olho para eles e vejo a sorte que eles têm em viver em Portugal, muitos deles são mais felizes e já começam a ocidentalizar, alguns já trabalham 10 horas por dia, vão a igreja. Passeiam e participam da comunidade, já consomem produtos Europeus e Marcas europeias.

Eles sabem à sorte que têm, podem criar aqui suas filhas sem qualquer problemas e com direitos iguais aos dos homens e podem ter mais de 10 filhos desde que consigam sustentá-los.

Voltar à morar na China, não lhes passa pela cabeça, só visitas à família.

Curiosidade.

Cada euro vale hoje quase 2,50 reais

Combater o cancro com chás

Imagem original:jac-cancrodamama
Existem muitas formas de combater e prevenir a aparição de diversos tipos de cancro.
Já sabemos que o cancro tem diversas origens e algumas das causas são: Existem vários factores que favorecem o desenvolvimento do cancro (câncer). Podemos citar como principais: predisposição genética (casos na família), hábitos alimentares, estilo de vida e condições ambientais. Todos estes factores aumentam o risco de uma pessoa desenvolver a doença.
Muitas pessoas e estudiosos acreditam que o que despoletou o cancro foi realmente as mudanças de hábitos alimentares e que geneticamente foi transmitido nas gerações.
Com as alterações feitas nos produtos alimentares e os consumos de produtos químicos nos levaram ao desenvolvimento de diversos tipos de cancros.
No tratamento do cancro, encontramos:
- Na recessão cirúrgica, remove-se a totalidade do órgão afectado, na maior parte dos casos juntamente com uma grande quantidade do tecido que circunda o tumor.
- Na radioterapia, o tecido afectado é exposto a uma fonte de radiação dirigida com exactidão. Usa-se radiação electromagnética ou partículas sub-atómicas, na maioria das vezes em associação com outros métodos.
- A quimioterapia é uma terapêutica farmacológica com substâncias químicas designadas por agentes citotóxicos, que inibem o crescimento ou destroem as células tumorais.
- As hormonas promovem o crescimento celular. Na terapêutica hormonal a remoção do estímulo hormonal para o crescimento pode suspender, ou pelo menos diminuir significativamente, o crescimento tumoral.
- Na imunoterapia o sistema imunitário é colocado a um elevado nível de alerta relativamente às células cancerosas. Exemplos típicos destas substâncias são os interferões, interleucinas e anticorpos monoclonais.
Existem vários chás que são mencionados na medicina popular e muitos deles já foram alvo de jornalismo por parte da Televisão. Estes chás tratam e outros previnem, pelo menos é assim que a informação chega ao consumidor comum.
O chá de Graviola, o Aloé Vera, o Pau-Darco e uma infinidade de ervas possuem capacidades de cura.
O problema em causa é que é preciso fé e algum conhecimento. Por exemplo na “quimioterapia”, os chás podem anular o efeito da quimioterapia, por isso é importante consultar o médico e informar e perguntar se pode ou o que está tomando.

Informação traduzida e adaptada de www.health-kiosk.ch
Saiba mais sobre vários tipos de Cancro no site: www.infocancro.com

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Comer em Santarém

Imagem original: gastronomicity
crítica na aldeia

Estamos em época de crise, as camadas sociais médias oscilam, à maioria descende para a pobreza e uma minoria ascende para o lado dos ricos.
Podemos cortar em tudo, menos na comida, mas para comer existem várias alternativas para todos os tipos de bolsos.
PORTAS DO SOL
Começando por bolsos mais abastados que preferem uma clientela mais selectiva e com padrões sociais mais refinados e com bom gosto. Sugiro o "RESTAURANTE PORTAS DO SOL", este restaurante está situado num excelente local ensolarado e fresco, no espaço em que o restaurante está inserido, (dentro das muralhas do castelo) e beneficia de uma maravilhosa vista sobre o "TEJO" e a "LEZÍRIA", e também possui um MUSEU ARQUEOLÓGICO que funciona por baixo do restaurante.
Seu proprietário é o "CHEFE NUNINHO", conhecido assim pelos frequentadores e amigos daquele espaço.
O "NUNINHO", investiu numa comida "GOURMET" de grande qualidade e asseio e ainda possui um excelente serviço de mesa executado por ele e por diversos funcionários simpáticos.

Os empregados de mesa são pessoas formadas na escola de hotelaria, por exemplo à "MARTA", que é uma simpatia no atendimento.
No lado externo do restaurante, pode-se beneficiar de um gostoso espaço aberto e fresco onde está situado um pequeno quiosque de cafés e drinks, onde se pode deliciar-se com as sugestões do "BARMAN", pode-se também planear e marcar um espaço de convívio e escolher uma ementa ou petiscos, quando marcado antecipadamente.
Além do museu digital e as ruínas ali existentes, as crianças encontram dentro dos portões, baloiços e escorrega e uma caixa de areia com uma maqueta de um tractor.

MAIS BARATO E COM QUALIDADE
Dentro do Centro Histórico de Santarém, podemos encontrar numa das travessas que bifurca com a Capelo Ivens, um espaço agradável e económico, muito acessível e com um prato diário bem fornecido e com qualidade.
Sua Dona é de origem Ucraniana, simpática e asseada e fornece uma alimentação equilibrada no que diz respeito ao prato do dia.

Na Capelo Ivens, ainda podemos encontrar o "QUINAS", que fornece mini pratos e francesinhas
como menu alternativo.

Na rua João Afonso podemos encontrar um pequeno café no inicio da rua, que serve sopas e alternativas à um preço acessível e ainda um delicioso café à: 0,50 cêntimos de euro, seus donos são pessoas simples e simpáticas.

No Shoping, encontramos o Frango da Guia, que têm o "HAPPY HOUR", durante estas horas, pode-se tomar uma imperial à 0,50 cêntimos e um café à 0,45 cêntimos.
Como alternativa ao almoço, pode-se comer um mini prato e um sumo ou cerveja de máquina por 3,75 euros.

Agora, quem gosta de comer mais pesado e com qualidade e que queira despender mais alguns euros, dirija-se ao "CHEFE", esta é uma casa de grelhados e naquele estabelecimento não há miséria.